Sem título

O Doing Business, importante estudo anual do Banco Mundial, lançou a mais nova atualização dos dados sobre o desempenho do Brasil em algumas frentes. Neste texto vamos falar do desempenho do comércio exterior frente a outras economias.
Começamos com a análise do tempo para exportar e a conformidade com obrigações na fronteira. Neste ano aparecemos com o prazo de 49 horas para realizar o processo. Comparando com América Latina, estamos melhores que a média que é de 62,5. No entanto, se analisarmos os países mais desenvolvidos da OCDE, a quantidade de horas cai bastante. São necessárias 12,7 horas para liberar um processo de exportação nestes países. Vale ressaltar que em alguns países com nível altíssimo de desenvolvimento aduaneiro em exportação, são declaradas 0 horas (ou seja), estamos falando de processos automáticos.
O nosso custo para exportação ainda é problema. São necessários USD 959,00 para se exportar no Brasil, enquato que na América Latina USD 526,50 e nos países desenvolvidos USD 149,90.
Em importação, estamos falando de 63 horas e USD 970,00 para realizar o processo. Na América Latina, 64 horas, semelhante ao Brasil, mas com custo de USD 684,00. Nos países desenvolvidos, estamos falando de um tempo 8,7 horas e custo médio de USD 111,60.
A classificação das economias relativamente à facilidade do comércio internacional é ordenada de acordo com a sua pontuação na distância até à fronteira para o comércio internacional. Esta pontuação é obtida através da média aritmética das pontuações na distância até à fronteira do tempo e custo da conformidade com os documentos e conformidade com as exigências na fronteira para exportar e importar (o transporte doméstico não é utilizado para calcular a pontuação e a classificação das economias em termos da facilidade do comércio internacional).
Num resumo geral estamos falando de uma pontuação de 59.78 numa escala de 0 a 100. México é o país latino mais bem colocado com 82.09, seguido por Chile com 80.56. A China aparece com 69.91.
É necessário evoluir e de modo urgente.
Na próxima semana vamos tratar de outros temas do mesmo estudo.

A diretoria.

Acesse o estudo na íntegra clicando aqui.

Compartilhar:

Similar Posts

Leave a reply

required*