Artes

(Tempo para leitura: 4 minutos)
Você tem um site, recebeu uma mensagem de uma empresa ou de uma pessoa física no exterior querendo comprar de você. A mensagem veio em outro idioma e a pessoa quer saber quanto custa e se pode enviar o produto para ela, que fica em outro país. E agora? O que fazer?

Comece “pelo começo”
Inicialmente, verifique cuidadosamente se não é uma mensagem de um hacker ou um vírus. Se a mensagem vier pelo WhatsApp, é importante você fazer perguntas simples como: “Como você chegou até nós?”; “Você é de qual empresa e de qual país?”; “Você já compra este produto de outra empresa no Brasil?”. Com essas simples perguntas, ou outras que você possa adequar ao seu serviço ou produto, você já vai eliminar cerca de 70% da possibilidade de ser fraude. O mesmo deve ocorrer se a mensagem vier por e-mail ou pelo seu site. Não tenha vergonha de usar um site de tradução, caso você não tenha ninguém que fale outro idioma perto de você. Uma vez que você sente mais firmeza na intenção da pessoa que te contatou, faça perguntas mais bem elaboradas a ela. Pergunte qual a aplicação que se dará dada ao serviço ou produto que ela via comprar. Verifique se ela tem alguém no país que a ajuda para o trâmite da compra/importação e mencione que você vai verificar as condições comerciais com seu departamento de comércio exterior.

Peça ajuda
Uma vez que você passou pelo primeiro filtro, busque ajuda. Se seu produto for pequeno e pode ser vendido para uma pessoa física no exterior, você pode utilizar uma companhia de correio internacional como parceira (FEDEX, DHL, UPS, por exemplo). Elas conseguem coletar o produto na sua empresa e entregar na porta do seu cliente, em quase qualquer lugar do mundo. Fale no 0800 destas empresas para cotar frete e analisar a logística. Se sua empresa vende um serviço, não precisa nem se preocupar com a logística, já que você pode enviar seu trabalho por um link ou por um e-mail. Cuidado apenas com a cobrança do serviço, para não tomar calote, e com os tributos e conversões de câmbio. Busque uma empresa de consultoria em comércio exterior ou procure uma contabilidade para te pré-orientar, caso não ache uma empresa especializada em importação e exportação. Se seu produto for grande, ou se a demanda do seu potencial cliente é alta o suficiente para não poder mandar via correios, neste caso você terá de procurar uma consultoria em comércio exterior para te orientar, habilitar sua empresa, cuidar da formação de preço, trabalhar a documentação de envio e os custos logísticos da operação. Nós também já escrevemos em outros momentos, sobre como uma empresa pode começar a exportar., e o que você precisa saber para evitar ter problemas nas operações.

Verifique se isso não é um projeto que você pode expandir
Se estas vendas derem certo, pense se não é legal você ampliar sua oferta para o exterior. Para isso você pode utilizar de marketing digital, promovendo sua empresa e sua marca no outro país, a fim de atrair clientes, distribuidores, representante e parceiros. É uma ótima estratégia para iniciar as suas exportações. Caso queira mais dicas acesse nosso artigo “3 dicas para começar a exportar investindo pouco”.

Créditos da foto: bolde.com
Retirado e baseado de emmeconsult.com

Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.
EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.
ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestro sitio web.

 

Compartilhar:

Similar Posts

Leave a reply

required*