Artes

(Tempo para leitura: 4 minutos)
O radar é a habilitação Siscomex para operar com importação e exportação. Muitas empresas possuem a habilitação de USD 50 mil dólares ou mesmo a de USD 150 mil, mas precisam aumentar seu limite para importar mais. No entanto, não conseguem aumentar. E é justamente sobre isso que vamos falar hoje: o processo de aumento do radar.

Quais são os tipos de habilitação concedidos pela Receita?
São 3 modalidades, atualmente concedidas pela Receita: Limitada a 50 mil dólares para importação, 150 mil dólares para importação e ilimitada para importação. As modalidades não limitam exportação. O valor mencionado se aplica a cada 6 meses, ou seja, uma empresa que possui o Radar de USD 50 mil dólares, pode a cada período consecutivo de 6 meses importar no máximo USD 50 mil de produto, e deve somar ao valor o seguro e frete internacional.

E como faz para aumentar o RADAR?
O segredo do processo está na finalidade. O caminho mais prático é o da comprovação financeira, cuja documentação deve demonstrar um saldo superior a USD 51 mil na conta (quando a empresa quer migrar para o de USD 150) ou superior a USD 151 mil (quando a empresa quer migrar para o ilimitado), no mês anterior ao do protocolo do processo.
A comprovação financeira pode ser feita por empréstimo dos sócios, de uma empresa terceira ou instituição financeira; pode ser com aporte de capital, pode ser com faturamento e acúmulo do saldo em conta, ou, pode ser adiantamento de recebíveis, por exemplo. A partir da justificativa, é necessário que a empresa tenha o documento comprobatório para inclusive juntar ao processo.

Dicas para importação utilizando estes canais
Além da comprovação da capacidade, é importante que a empresa tenha toda documentação em boa ordem. Isso significa dizer que todos os documentos exigidos pela Receita precisam estar rigorosamente corretos. Outro detalhe é que dependendo da desorganização documental, compensa ser aberto um novo CNPJ para conseguir o Radar, uma vez que a documentação de uma nova empresa é mais prática de ser juntada ao processo. Atenção também ao capital social: muitas empresas não integralizam o capital na prática, e isso é um fator decisivo para o deferimento do processo.

Créditos da foto: Photo by Renaldo Matamoro on Unsplash
Retirado e baseado de Blog da EMME

Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.

EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.
ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestra pagina web.

Compartilhar:

Similar Posts

Leave a reply

required*