Artes

(Tempo para leitura: 4 minutos)
Se tem um mercado que cresceu globalmente, independente da pandemia, crise econômica, crise política ou qualquer outra coisa, esse mercado é dos games. Em especial, na importação, essa área deu oportunidade para muitas empresas investirem em produtos, e no caso, boa parte deles são importados. Então vamos falar mais sobre isso!

Posso importar qualquer tipo de produto para gamer?
Em geral não existem problemas com produtos utilizados no dia a dia de um gamer. A exceção seria para réplicas de armas, que não só para essa área, mas como todas as que podem utilizar esse tipo de item, possui burocracias e uma série de rígidos controles. Salvo este item, acessórios mais simples como fones, teclados, mouses, mochilas, cadeiras, enfim, todos os acessórios para a autonomia do jogador, podem ser importados sem quaisquer entraves. Produtos com marcas registradas devem ser evitados, ou, antes de importar, deverão ter consultas formais para liberação da importação e venda no mercado nacional, o que provavelmente poderá acontecer, mediante pagamento de royalties a marca detentora.

Os impostos são altos?
Sim, os tributos no Brasil para esse tipo de produto são bem altos, principalmente quando comparados a outras nações. Isso acaba sendo bem ruim, inclusive, para o cenário nacional, pois itens assim gera um descaminho, pirataria e até mesmo desvalorização de marcas. Por serem consideradas itens supérfluos, os produtos citados no item anterior pagam em média 16% de imposto de importação, sem contar os demais tributos, taxas e despesas de uma operação de importação.

Dicas finais
Se você quer distribuir estas peças, comece com uma marca própria. Isso pode dar força ao negócio e diferenciar seu produto. Comece com uma linha pequena e amplie aos poucos. Outra dica pode ser a possibilidade de distribuir uma marca que queira vir ao Brasil. Você pode ser o parceiro estratégico para fortalecer as vendas da empresa, o suporte técnico, e principalmente a força do marketing. É importante essa estrutura de suporte, mesmo se o canal de vendas for online. E para fechar, aquele cuidado que sempre dizemos: selecione produtos e fornecedores de qualidade. Assim você evita dor de cabeça.

Créditos da foto: Photo by Florian Olivo on Unsplash
Retirado e baseado de blog da EMME

Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.

EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.
ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestra pagina web.

Compartilhar:

Similar Posts

Leave a reply

required*