Artes

 

(Tempo para leitura: 4 minutos)
Se tem uma linha de produtos que não há produção local, essa linha é a de consumíveis de solda. O volume de uso é gigante, já que muitos deles são peças de desgaste, ou seja, peças que precisam ser trocadas de tempos em tempos, conforme uso. E é sobre esse tipo de importação que vamos falar agora.

Posso importar qualquer tipo de consumível?
Sim, na linha consumível, são muito comuns serem importados bicos, capas, eletrodos, arames, peças de máquinas, etc. É comum também a importação de EPIs neste setor, porém, não é o tema deste artigo. Na linha consumível estamos falando dos itens diretamente aplicado nos equipamentos de solda. Todos estes itens seguem padrões de referência internacional. A qualidade do chinês é muito competitiva e quem não importa diretamente, compra de um importador, ou seja, o mercado é quase que 100% de material vindo do exterior, predominantemente da China.

Os impostos são altos?
Não são altos se comparados a produtos como têxteis, peças de carros, cosméticos. O custo tributário do imposto de importação está na tarifação média: 12 a 14%. É válido sempre lembrar que dependendo do seu canal de vendas, o regime tributário pode impactar diretamente no negócio. Por isso, analisar essa questão é muito importante. Também é válido sempre lembrar que não são apenas impostos que incidem nos custos, mas sim todo aspecto logístico e aduaneiro. Por isso, orçar antes é sempre o indicado.

Dicas finais
A dica principal é analisar bem o mercado e ter um giro de vendas B2B que seja interessante para sua importação ter competividade. No atual cenário, importar menos que R$ 100 mil não compensa ou compensará pouco. Por isso, analise bem seu potencial de ingresso no mercado, antes de iniciar as operações de importação direta. E claro, busque bons fornecedores!

Créditos da foto: Photo by Christopher Burns on Unsplash
Retirado e baseado de blog da EMME

Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.

EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.
ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestra pagina web.

Compartilhar:

Similar Posts

Leave a reply

required*