Artes

(Tempo para leitura: 4 minutos)
A importação de cosméticos e em especial de marca, é algo altamente procurado por investidores e interessados em importar. No entanto, o que poucos sabem, é que marcas famosas como Victoria’s Secret, não podem ser importadas. E é sobre isso que vamos falar hoje.

Posso importar este tipo de produto?
Não. Cosméticos com marcas que possuem direito de uso ou licenciamento não podem ser importados por empresas, exceto se esta tiver a autorização formal da marca (já falamos sobre isso antes). Como pessoa física você pode até importar para uso próprio, mas deve respeitar as quantidades permitidas em lei e respeitar a logística do processo. Como empresa e para comercialização, não dá.

Os impostos são altos?
Os impostos de cosméticos no Brasil são altos, até por serem considerados produtos supérfluos e por termos uma indústria nacional competitiva e protegida. Mais que isso, a importação de cosméticos possui uma regulamentação específica controlada pela Anvisa. Além disso, as empresas licenciadas pelas marcas famosas, ou pagam direitos do uso da imagem do produto, ou são filiais do grupo espalhadas ao redor do mundo no modelo de grupo empresarial multinacional.

Dicas finais
Se você está buscando importar itens na área de saúde e beleza o primeiro passo é saber se a marca não possui filial ou exclusividade com alguém no Brasil. Consultado isso, e supondo que sua empresa conseguiu autorização para comercializar a marca, checar todos os requisitos mínimos para certificação do produto na Anvisa, bem como os custos e adequações de embalagem. Caso sua empresa não consiga a autorização da marca desejada, buscar por empresas que ainda não estejam por aqui, ou buscar por produtos com marca própria, pode ser uma alternativa.

Créditos da foto: Photo by K. Mitch Hodge on Unsplash
Retirado e baseado de Blog da EMME

Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.

EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.
ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestra pagina web.

Compartilhar:

Similar Posts

Leave a reply

required*