Artes

(Tempo para leitura: 4 minutos)
A importação no mercado de hidráulica é uma das que mais movimentam o comércio de importação do Brasil com o mundo. Muitas empresas importam para suprir a cadeia automotiva (veículos leves e pesados), além de máquinas diversas. E é sobre esse segmento que vamos falar hoje.

Posso importar qualquer produto no ramo hidráulico?
A priori sim. Existem vários produtos neste segmento, tais como comandos, válvulas, mangueiras, sistemas, partes e componentes de sistemas, enfim, tem bastante produto neste segmento que demanda a importação por falta de oferta no mercado nacional. Alguns inclusive possuem baixo imposto de importação ou ingressam em listas de Acordos de Complementação Econômica, destinados às indústrias de veículos leves e pesado, por exemplo, ou mesmo a aeronáutica. O que é importante: checar antes de importar se o produto não possui certificação obrigatória e prévia ao embarque. Se possuir, buscar como conseguir o registro ou licenciamento. Se não possuir, apenas verificar viabilidade e importar.

Posso importar pouca quantidade?
Depende do produto e do desespero do mercado em relação ao item. Há neste momento em que estamos criando esse artigo, uma escassez geral de muitos produtos e insumos no mercado. Isso tem gerado oportunidades únicas não só neste segmento, mas em vários. Isso faz com que a resposta mais pertinente para o momento seja: faça conta! Ao fazer as contas, e obviamente partindo de um pedido com quantidade mínima do fabricante, pode ser que você se surpreenda. Ainda mais com os preços dos fretes em contêiner, atualmente praticados. As cargas de menor volume, consolidadas (compartilhadas) tem sido uma excelente opção.

Dicas para importar
Atenção para a classificação fiscal do produto e as alíquotas. Atenção também para o fato de alguns itens possuírem benefícios fiscais ou por estarem em listas de Acordos de Complementação. Se você é uma indústria e utiliza esses itens como um insumo para seu produto vendido a cadeia automotiva, busque mais informações. Você poderá se beneficiar com a redução do imposto de importação de maneira bastante significativa.

Créditos da foto: Photo by Kilian Seiler on Unsplash
Retirado e baseado de blog da EMME

Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.

EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.

ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestra pagina web.

Compartilhar:

Similar Posts

Leave a reply

required*