Artes

(Tempo para leitura: 4 minutos)
A importação de toners e cartuchos para impressoras é bem comum no Brasil. Para confirmar isso, basta pegar uma caixa do que você utiliza em seu escritório ou residência e ver o local da fabricação. Certamente aparecerá China, RPC ou (ainda que de modo irregular) sem o país de origem. É sobre isso que vamos falar agora.

Posso importar este tipo de produto?
Sim, a importação destes produtos é lícita e não há impedimento, pelo contrário, é mais comum esse tipo de processo do que parece. Há inúmeros importadores, a maioria trazendo da China produtos para competir no mercado paralelo, com ou sem sua marca própria. Proibido é trazer um produto com uma marca cópia ou pirata de uma marca com direitos sobre a marca: Samsung, Epson, Brother, HP, etc. Salvo esta condição, os processos tramitam bem tranquilamente no quesito importação.

Os impostos são altos?
Não. Pelo contrário, um toner para impressora a laser paga 0% de imposto de importação e sofre incidências baixas de IPI, PIS, COFINS e ICMS. É um produto bastante competitivo nesse sentido. Importante é, neste caso, mapear bem a logística e principalmente, ter um bom fornecedor que entregue uma qualidade de produto aceitável.

Dicas finais
O principal detalhe neste negócio de importação é a qualidade: desempenho das impressões por toner. Se o barato for menos produtivo que o mais caro, de nada adianta. O que vale é a autonomia, impressões por toner. Um produto com baixa qualidade certamente terá pouca longevidade de mercado. Além disso, um produto que danifica a impressora ou apresenta muito defeito em uso, só vai te prejudicar, ainda mais se carregarem sua marca. Por isso, atenção ao preço neste segmento.

Créditos da foto: Photo by Mahrous Houses on Unsplash
Retirado e baseado de Blog da EMME

Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.

EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.
ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestra pagina web.

Compartilhar:

Similar Posts

Leave a reply

required*