Artes

(Tempo para leitura: 4 minutos)
A importação de carros já foi mais comum no Brasil. Com a alta carga tributária aliada a burocracia, muitos importadores deixaram de comprar e hoje optam em comprar importados já nacionalizados. Mas com a recente publicação da redução do imposto, este mercado pode voltar a acelerar. E é sobre isso que vamos falar agora.

Posso importar qualquer tipo de veículo?
Não. A importação de veículos só é permitida se eles forem zero km (novos) ou com mais de 30 anos, para colecionadores. Carros usados com menos de 30 anos de uso são proibidos e carros com fabricação nacional não viáveis, até porque normalmente são produzidos para nosso mercado e com incentivos fiscais.

Os impostos são altos?
Sim, são altos. Porém, com a nova regulamentação, tendem a baixar. A resolução diz que a alíquota do Imposto de Importação para os veículos será de 18% para os semidesmontados (SKD) e de 16% para bem completamente desmontado (CKD). A atual alíquota é de 35%.

Dicas finais
Além de um bom fornecedor, tenha também uma assessoria boa para liberar seu carro na aduana e no Detran. Sem estes dois profissionais sua importação pode se tornar frustrante. Além disso, sugerimos fortemente que você avalie todos os custos possíveis na operação, e compare com a oferta nacional. A depender do câmbio e do frete internacional, seu projeto pode ficar mais caro do que a aquisição no mercado doméstico.

Créditos da foto: Photo by Campbell on Unsplash
Retirado e baseado de blog da EMME

Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.

EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.
ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestra pagina web.

 

Compartilhar:

Similar Posts

Leave a reply

required*