Artes

(Tempo para leitura: 4 minutos)
Todos os anos, do final de janeiro a meados de fevereiro (dependendo do calendário chinês), toda a produção de bens de consumo na China é encerrada, tendo um grande impacto na cadeia de abastecimento global.
A “corrida” começa por volta do início de dezembro. Todas as fábricas começam a acelerar para concluir seus pedidos no prazo, antes que seus trabalhadores abandonem as linhas de produção. O Ano Novo Chinês (CNY) tem um impacto direto nos prazos e no tempo de comercialização. Este período especial e movimentado também acaba sendo um dos mais críticos para a qualidade de seus produtos. O pico da taxa de reclamações para pedidos de má qualidade é geralmente em torno de março a abril (quando todos os pedidos pré-CNY chegam ao destino). Para evitar histórias de terror, como remessas atrasadas ou desastres de qualidade em seu pedido, tenha em mente estas 3 regras básicas.

Regra 1: Faça o pedido no prazo para uma produção bem-sucedida durante o CNY
Encomendar a tempo e sem correr riscos desnecessários não pode ser feito se você não souber os principais marcos de sua produção e como as fábricas funcionam dias antes dos feriados CNY. Em 2021, a véspera do Ano Novo Chinês é esperada para 12 de fevereiro. Os feriados oficiais começam em 11 de fevereiro e terminam em 17 de fevereiro.
Os fornecedores começam a recusar pedidos pré-CNY no início de dezembro. Também é comum ver trabalhadores saindo de 1 a 2 semanas antes dos feriados oficiais indo para sua cidade natal.
Como o tempo de produção é diferente para cada indústria, você ainda precisará levar em consideração a validação de amostras, data de início de produção, data de pedido pronto, inspeções e remessa.

Regra 2: Prepare o transporte logo no início
Considere-se seguro somente quando seu pedido tiver saído da China. Problemas ainda podem acontecer mesmo que seu pedido esteja 100% produzido. O problema de pós-produção mais comum é um atraso nos procedimentos alfandegários da China.
É aconselhável preparar todos os documentos necessários para exportar seus produtos da China desde o início. Mesmo que você esteja usando um terceiro para lidar com sua cadeia de suprimentos, é aconselhável verificar com eles se todos os documentos estão prontos antes da produção. As mercadorias podem ser atrasadas ou bloqueadas pela alfândega chinesa porque um certificado ou autorização crucial está faltando.
Exemplo: você está fabricando um produto para uma marca famosa e o logotipo dela está no produto (digamos um guarda-chuva para a Coca-Cola). No dia em que as mercadorias deveriam ser enviadas, nossos amigos da alfândega chinesa bloquearam o contêiner porque você não tem uma autorização válida da Coca-Cola para que você possa fabricar este produto com o logotipo deles.
É sexta-feira à noite e o certificado só pode ficar pronto na próxima segunda-feira (você sabe como funcionam as grandes corporações). Além disso, e porque é uma semana antes do CNY, todos os navios estão com overbook. Imagine só!

Regra 3: Não sacrifique a qualidade
Após 12 anos trabalhando com centenas de clientes de diferentes setores e países, observamos que os importadores mais bem-sucedidos têm uma coisa em comum: nenhum atalho quando se trata de produção e abastecimento da China. Tentar enviar no prazo sem se preocupar com a qualidade é uma receita para o desastre.
Nunca sacrifique ou pule etapas de seu processo usual de gerenciamento de qualidade e controle de qualidade. É preciso ter confiança de que a fábrica pode fazer seu produto de acordo com seus requisitos (pode ser verificado durante a auditoria de fábrica e por meio da qualificação do produto / protótipo). Confiança de que eles podem produzir a quantidade necessária no prazo com o mesmo nível de qualidade (por isso indicamos auditoria de fábrica, qualificação de pré-produção e inspeção durante a produção). A confiança de que todo o seu pedido é produzido com o nível de qualidade exigido e está dentro dos Limites de Qualidade Aceitáveis (por isso indicamos Inspeção pré-embarque, inspeção de carregamento de contêiner).
Além disso, sempre mantenha 3-5 dias de “reserva” no caso de defeitos serem encontrados durante a inspeção, para permitir que a fábrica retrabalhe / substitua os itens com defeito e envie no prazo.
As fábricas, mesmo aquelas com as quais você trabalha com frequência e conhecem seu(s) produto(s), terão que tomar atalhos em algum momento e dar menos atenção ao seu pedido (com maiores riscos de problemas de qualidade) para concluir todo o planejamento de produção antes da “data fatídica ”.

A palavra chave será sempre PLANEJAMENTO.

Créditos da foto: elpais.com

Retirado e baseado em QC Adivsor

Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.
EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.
ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestro sitio web.

Compartilhar:

Similar Posts

Leave a reply

required*