23658714_1501585576573539_5321466069289628313_n

Nesta semana o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) divulgou o mapa com os principais clientes do Brasil, por continente e região.
Mais uma vez a Ásia continua sendo nosso principal mercado consumidor, sendo o destino de quase 37% das nossas exportações.
Na segunda posição, mas mais distante, temos a Europa, com 19% de participação. Vale ressaltar aqui que o continente europeu pode ter um crescimento exponencial desta participação já em 2018, caso o Acordo Mercosul & União Européia se concretize. O acordo pode ser o combustível para balancear melhor nossa matriz de mercados, tornando o Brasil menos refém das oscilações asiáticas.
Na terceira posição, nossos vizinhos sul americanos aparecem com quase 16%, seguido pela América do Norte, com 15,4%. Aqui o destaque está para uma possível redução desta participação, já que o discurso de Trump sempre foi o de proteger a indústria nacional norte americana.
Oriente Médio e África vem crescendo ano após ano em potencial de mercado, mas a representação ainda é baixa. O Oriente Médio representa 5,4% e a África 4,3%.
Os meso americanos aparecem como penúltimo destino, com 1,9% e por fim a Oceania, com 0,2%. O destaque aqui está para a distância geográfica e sócio cultural do Brasil com os países da Oceania. Existe pouca relação comercial entre estes mercados e não há perspectivas de mudanças num curto espaço de tempo.
Podemos notar, portanto, a grande dependência do mercado brasileiro com o mercado asiático. A China continua sendo o motor impulsionante deste dado, e bem por este motivo, diversificar mercados e tornar a matriz menos desigual é o grande objetivo do nosso país, evitando assim uma super dependência e uma fragilidade em caso de crise dos chineses e asiáticos.

A diretoria.

Compartilhar:

Similar Posts

Leave a reply

required*