maxresdefault

A EuroMonitor divulgou essa semana um estudo chamado Top 10 Global Consumer Trends for 2018. Este estudo aponta tendências de consumo e consumidores para este ano e para os que estão por vir.  Preparamos, portanto, um resumo dos 10 pontos citados pelo estudo.
1. Vida Limpa:um estilo de vida “clean” e mais minimalista tem sido adotado pelos consumidores, no qual moderação e integridade são palavras chaves. Este estilo de vida está mais presente em pessoas entre aqueles entre 20 e 29 anos, que tiveram acesso à educação superior e que cresceram em meio a fortes recessões econômicas, terrorismo e turbulências políticas. Essa geração adotou uma visão de mundo mais ampla que as gerações anteriores.
2. Os hóspedes ou inquilinos:uma nova geração preocupada com a comunidade que prefere o aluguel e as assinaturas está reformulando a economia, fazendo do consumo de ter uma casa própria ou uma mansão, algo do passado. A rejeição dos materiais em prol das experiências e um estilo de vida mais livre caracterizam esse perfil de consumidor. Podemos destacar aqui os aplicativos de carona e hospedagem compartilhados.
3. A cultura e o fortalecimento da Reinvindicação:a geração “hashtag” que cada vez mais expõe sua opinião através das redes sociais, seja com postagens, petições, vaquinhas. Esse público acostumou-se a reivindicar.
4. De onde vem:A crescente curiosidade das pessoas sobre a composição genética – que os fazem tão especiais – e a busca por personalização dos produtos/serviços de saúde e beleza estão alimentando a demanda por kits de DNA domésticos. Os consumidores alvos vão desde aquele que “se preocupam com seu bem-estar” até aqueles que buscam entender suas origens e os fanáticos por nutrição e vida fitness.
5. Empreendedores Adaptativos:estão buscando mais flexibilidade e estão preparados para assumir riscos. Possuem uma natureza empreendedora, deixando de lado a rotina “ das 9 às 17h” e buscando uma carreira que ofereça mais liberdade.
6. Não sair de casa:A percepção e realidade se conectam, mesclando imagens digitais com o espaço físico. Consumidores poderão visualizar os produtos antes de compra-los, seja nas lojas físicas ou pelo e-commerce. A sofisticação dos celulares nos últimos anos abriu portas para mais funcionalidades, envolvendo a tecnologia de Realidade Aumentada.
7. Consumidores Detetives:Com uma maior agitação política nos últimos anos, a desconfiança dos consumidores está crescendo e gerando maior envolvimento emocional e ações por parte deles. As pessoas continuam céticos aos produtos produzidos em massa e às motivações das empresas que produzem esses produtos. Cansados de ouvir retóricas vazias e palavras tranquilizadoras, eles buscam conhecer os detalhes sobre a produção e distribuição dos itens.
8. Convivência: A tendência de co-living (convivência) aumenta entre os consumidores acima dos 65 anos. É uma maneira de se viver onde as pessoas dividem uma habitação e compartilham os mesmos interesses e valores. Essa tendência nasceu dos centros urbanos que abraçaram a economia compartilhada como um estilo de vida.
9. I-Designers:O desejo de alcançar a verdadeira autenticidade está impulsionando a personalização a um nível tão alto que está transformando os consumidores em criadores, permitindo que eles participem do processo de design e produção dos produtos.
10. Os Sobreviventes da crise de 2008: Dez anos após a crise de crédito, que anunciou o início da Grande Recessão, a mentalidade dos consumidores permanece inalterada. Apesar das economias terem melhorado, com aumento da renda e queda do desemprego, a disparidade entre o rico e o pobre é muito visível. Aqueles que se encontram presos entre os baixos salário e com poucos benefícios governamentais, somando aos altos custos de vida continuam lutando para lidar com a austeridade.
Como em todo ponto e vista, é preciso observar o lado meio cheio e o lado meio vazio do copo, escolhendo qual você quer ver. Nos 10 pontos, inúmeras oportunidades de negócios estão surgindo ou por surgir. Ao mesmo tempo que alguns dos pontos tocam em diminuição de consumo, o consumo na verdade pode não diminuir, mas se reinventar na forma que o vemos hoje. É preciso estar atento.

A diretoria.

Estudo na íntegra: Top 10 Global Consumer Trends for 2018

Compartilhar:

Similar Posts

Leave a reply

required*