Artes

(Tempo para leitura: 4 minutos)
O Brasil começou o ano de maneira bastante instável. Politicamente, enfrentará um ano cheio de desafios diante da eleição do Senado e Câmara. Economicamente, sofrerá com o Covid e também com as políticas econômicas como taxa de juros, bolsas de auxílio e reflexos da pandemia. É bom se preparar, e pra isso, informamos aqui algumas das principais datas para ficar atento.

COPOM e FED
No Brasil, anualmente temos várias reuniões do Banco Central por meio de seu Conselho monetário. Estas reuniões são divulgadas bem antes. Exemplo disso é que já temos todas as datas deste ano. As reuniões serão nos seguintes dias: 19 e 20 de janeiro; 16 e 17 de março; 4 e 5 de maio;15 e 16 de junho; 3 e 4 de agosto; 21 e 22 de setembro; 26 e 27 de outubro; 7 e 8 de dezembro. Estas datas mexem e muito com a economia brasileira, já que além das definições de taxa Selic (muito influentes em 2020) diversas projeções e avaliações são feitas pelo Conselho. Por isso, anote estas datas e fique atento.
Além disso, o Banco Central norte-americano também realiza reuniões similares. Por lá as chama de FOMC Meetings. As datas também já foram divulgadas: 26 e 27 de janeiro, 16 e 17 de março, 27 e 28 de abril, 15 e 12 de junho, 27 e 28 de julho, 21 e 22 de setembro, 2 e 3 de novembro e 14 e 15 de dezembro. Curiosamente, esse ano ainda teremos mais novidades, já que após 4 anos, voltaremos a ter um Banco Central regido por um governo democrata.

Eleição na Câmara e no Senado
No início de fevereiro teremos eleição na Câmara e Senado. Em ambas as disputas, muita água ainda vai rolar. A eleição nem começou e a briga e revanchismo político já foram colocados à tona. O Governo pretende eleger seus dois candidatos nas duas casas, mas vê cada dia mais esse sonho se distanciar na Câmara, e o inverso acontecer no Senado.
Ruim para o Brasil, que pode assistir as duas casas terem condutas completamente distintas, desalinhadas, e com interesse aos seus próprios políticos. Os reflexos serão medidos no decorrer do ano, com as votações que transitarão nas casas e deverão sofrer retaliações de ambos os lados.

Vacina contra o Covid
Ainda não há um cronograma delimitado para às vacinas no Brasil. Tão pouco temos vacinas 100% aptas a iniciarem os procedimentos. Por isso, continuamos ansiosos aguardando a inicialização das vacinas, que devem começar por SP com a Coronavac. Em um cenário otimista, 70% dos brasileiros, aptos a tomar a medicação, já estarão vacinados até julho deste ano. No entanto, para que isso ocorra bem, as esferas políticas e o setor privado precisarão estar minimamente alinhados. Ou seja, será um primeiro semestre bastante tenso e cheio de episódios que podem surpreender nossa situação econômica e política.

Créditos da foto: istock
Retirado e baseado de emmeconsult.com

Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.

EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.
ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestro sitio web.

Compartilhar:

Similar Posts

Leave a reply

required*