instagram201932

Na última semana abordamos os benefícios da internacionalização e desta vez, vamos focar em alguns temas com ênfase na questão do marketing da internacionalização. A começar pelo aumento do poder da marca.
Uma marca internacionalizada pode expandir exponencialmente a visibilidade da sua empresa. Temos casos bastante clássicos no Brasil disso. Talvez o principal seja a Havaianas, mas podemos citar cases de produtos como o açaí e a cachaça. O que há de comum nestes 3 produtos: o fato de que depois que foram internacionalizados, ou seja, depois que o brasileiro descobriu que estes produtos faziam sucesso lá fora, passaram a admirar muito mais as marcas locais e exportadoras, e consequentemente, a consumi-las mais.
É notório ver que quando uma embalagem aparece com descrições em outro idioma, automaticamente a percebemos como um bom produto, ou, logo imaginamos que a marca cresceu. Isso é reflexo de internacionalização. As pessoas gostam de saber do sucesso das outras e admiram isso. Por isso, quando exportamos devemos divulgar fortemente que estamos fazendo isso.
Também temos o fato de se diferenciar dos concorrentes. Essa diferenciação, além do exposto acima, traz maior capacidade de atração de investimentos, bem como, amplia a visibilidade no segmento de atuação. Mais que isso, aumenta o mercado de atuação.
Por outro lado, estar em contato com outros países e culturas força a empresa a buscar novidades para o seu produto, adicionar conteúdo ou adaptar situações como embalagem, cores, melhorias no processo produtivo, etc. Isso tudo leva a uma melhoria geral da empresa.
Por isso, é possível sim afirmar que quando uma empresa se internacionaliza, mais que o valor do faturamento das novas vendas, o valor institucional é o que mais impacta no valor agregado da marca, e por vezes, passa despercebido ou é pouco explorado por ela.
Porém, como mencionado na última semana, estes pontos positivos só o serão se forem trabalhados através de uma agenda de internacionalização, pautada principalmente nos pilares da inovação, planejamento e organização empresarial.

Compartilhar:

Similar Posts

Leave a reply

required*