Artes

A Feira de Cantão opera ininterruptamente há 63 anos. Como plataforma de abertura da economia chinesa para o mundo, deu enormes contribuições à cooperação comercial internacional do país com o mundo. O sucesso da Feira de Cantão sempre contou com a sua participação e imenso público. Porém, em meio a pandemia e com o adiamento de sua versão abril-maio, a organizadora da feira se viu obrigada a migrar para a plataforma online. E é sobre isso que vamos falar.

Da tradicional feira
A feira de Cantão é com certeza a maior feira do mundo. Além de ser multisetorial, ela é com certeza a maior feira em número de negócios e estrangeiros participando. Guangzhou, cidade hospedeira da feira se transforma na data, tendo lotação máxima da sua rede hoteleira, que por sinal não para de expandir ano a ano.
Só para se ter uma ideia, os números da edição 124, ocorrida em outubro e novembro de 2018 são gigantes. Com uma área de exibição de 118,5 milhões de m², cerca de 60 mil stands, divididos em 16 categorias e 51 seções. Ainda contou com uma área de 992 stands para empresas não chinesas.
190 mil pessoas passaram pela feira, tendo como origem 215 países. A predominância ainda é asiática, com 56%, com a Europa em segundo com 19%. Hong Kong foi o país com maior número de visitantes seguido pelos EUA. Teve a participação de 110 das 250 maiores corporações globais. Empresas como Amazon, Carrefour, Walmart também marcaram presença.
Em termo de negócios fechados, estima-se um valor de 30 bilhões de dólares, com grande destaque para o setor de máquinas pesadas, com certeza o que mais cresce na feira nos últimos 10 anos.
Com toda essa pujança, a Canton Fair é um símbolo da força chinesa nos negócios e a não realização dela, como ocorreu nesse ano, é um marco também para o caos mundial em função da pandemia.

Da sua primeira versão online
O Ministério do Comércio da China decidiu que a 127ª Feira de Cantão será realizada pela primeira vez, de modo online. A feira ocorrerá de 15 a 24 de junho de 2020. O organizador da Feira de Cantão, China Foreign Trade Center, garante que vários preparativos estão em andamento, o que inclui total apoio do Ministério Chinês.
O aplicativo está sendo melhorado, tanto no seu aspecto tecnológico quanto nos serviços de suporte, visando aprimorar a experiência online de todas as empresas e comerciantes. A expectativa é que o evento seja considerado excelente, ao término do evento, com significado especial pelo aspecto da proteção dos estrangeiros, já que estamos passando por este período sem precedentes.
Será a primeira vez desde a separação da feira em 3 fases, que todos os segmentos estarão juntos nas mesmas datas.
A expectativa para esse novo formato é grande, e os chineses, como sempre, não estão medindo esforços para realizar com êxito a próxima sessão. O tradicional evento sente pela primeira vez a necessidade de ir além para atrair visitantes, já que esse fator nunca foi tão desafiador como está sendo agora.

Expectativas
Estima-se uma queda no número de visitantes na feira online, muito em função da baixa do mercado global e de terror que algumas economias estão em relação ao mercado chinês.
Mesmo assim, fazer a feira em sua versão online é uma tentativa de tentar manter as empresas chinesas em contato com seus clientes e prospects. É fato que a experiência de visita a China faz toda a diferença. Ainda que a feira tenha uma simbologia e sua versão online possa trazer resultados e negócios, a diferença é que ela se torna uma concorrente a plataformas B2B como o Alibaba, por exemplo, que já possuem semelhante funcionamento.
A ida a feira de Cantão, combinada com a experiência cultural e a visita aos fabricantes é que torna a viagem a China uma situação especial e memorável na vida dos empresários.
É esperar para ver o resultado.

Créditos da foto: cantonfair.org.cn

Compartilhar:

Similar Posts

Leave a reply

required*