Artes

(Tempo para leitura: 4 minutos)
Num dos anos mais turbulentos da humanidade, você sabe como ficou a performance do Brasil nas importações e exportações? É sobre isso que vamos falar agora.

Do cenário geral
Em 2020 o Brasil exportou quase 210 bilhões de dólares contra 159 bilhões de dólares em importação. O saldo da balança comercial, chamado também de superávit, reflete um valor super interessante: mais de 50 bilhões de dólares.
Porém, ainda que ter saldo sempre signifique coisa boa, é importante ter cautela ao avaliar estes números. Começando pela exportação, houve recuo no volume exportado quando comparado a 2019. A diminuição das exportações foi de quase 7%. A importação caiu ainda mais, mais de 10%. Somando importação e exportação, no que chamamos de corrente de comércio exterior, totalizamos um recuo de mais de 8%, e isso é um resultado bem ruim.

Das importações
Pelo lado das entradas, nas importações, nosso principal mercado fornecedor foi a China, com 23% do total de produtos oriundos do exterior. Os EUA vêm logo atrás com 16,5% do total das origens das importações.
Dentro os estados brasileiros com maior participação, destaque para SP com mais e 32% da importação total, seguido por RJ com mais de 15%.
Plataformas, embarcações e outras estruturas flutuantes, foram grande destaque mais uma vez na nossa importação, com 6,4%, seguido de adubos e fertilizantes com 5%. Foi o maior resultado de importações de plataformas, embarcações e outras estruturas flutuantes dos últimos 5 anos.

Das exportações
Nas exportações, nosso principal mercado comprador foi a China, e com muita folga frente aos outros parceiros econômicos do Brasil.  Exportamos para os chineses mais de 32% do total da exportação em 2020. O segundo maior mercado consumidor brasileiro foram os EUA, com pouco mais de 10% de nossas vendas.
Dentro os estados brasileiros com maior participação, destaque para SP com mais de 20% da exportação total, seguido por MG com 12%.
As commodities foram grande destaque mais uma vez. A soja com 14% e o minério de ferro com 12% do total exportado, foram os dois principais motores da exportação em 2020. É importante mencionar que o volume de soja exportado foi o segundo maior dos últimos 5 anos. Isso ajudou a alavancar os dados exportadores.

Créditos da foto: joc.com
Retirado e baseado de ComexVis

Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.

EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.
ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestro sitio web.

Compartilhar:

Similar Posts

Leave a reply

required*