Artes

(Tempo para leitura: 4 minutos)
Dados do Doing Business, estudo do Banco Mundial, aponta 10 áreas que compõe o chamado ambiente de negócios de um país. Em nenhum deles, o Brasil aparece entre os 50 melhores. É hora de mudar.

Do Doing Business
De acordo com o Banco Mundial, o Doing Business mede, analisa e compara as regulamentações aplicáveis às empresas e o seu cumprimento em 190 economias e cidades selecionadas nos níveis subnacional e regional. Lançado em 2002, o projeto Doing Business examina as pequenas e médias empresas nacionais e analisa as regulamentações aplicadas a elas durante o seu ciclo de vida. Assim, este estudo serve de ferramenta para se medir o impacto das regulamentações sobre as atividades empresariais ao redor do mundo.

Das áreas de estudos
As 10 áreas mapeadas pelo estudo são, atualmente: Abertura de empresas, Obtenção de alvarás de construção, Obtenção de eletricidade, Registro de propriedades, Obtenção de crédito, Proteção dos investidores minoritários, Pagamento de impostos, Comércio entre fronteiras, Execução de contratos e Resolução de insolvência. Os dados e a classificação do Doing Business são atualizados anualmente e publicados no relatório e no website. Os dados refletem a situação a partir do 1º de maio do respectivo ano. Esses dados são revistos logo que surgem novas informações, o que também se aplica às séries de tempo usadas, garantindo a consistência nos dados.

Do status do Brasil em cada uma delas
Os dados abaixo revelam o status em que o Brasil e encontra em cada uma das áreas. A imagem foi retirada da MPAN – Media Provisória do Ambiente de Negócios, do Governo Federal.

dados

Fica evidente a urgência de reformas em todas as áreas mencionadas, haja vista que uma melhoria neste ponto não só representa um ambiente mais favorável ao empresário brasileiro, como também melhorias para atração de investimentos e de novas frentes de negócios. A expectativa do governo é que haja um crescimento econômico de quase 9% nos próximos 10 anos, comparados a 2019.

Créditos da foto: Photo by Rafaela Biazi on Unsplash
Retirado e baseado de Governo Federal e Banco Mundial

Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.

EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.
ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestro sitio web.

Compartilhar:

Similar Posts

Leave a reply

required*