PANMUNJOM, SOUTH KOREA - APRIL 27:  North Korean leader Kim Jong Un (L) and South Korean President Moon Jae-in (R) pose for photographs after signing the Panmunjom Declaration for Peace, Prosperity and Unification of the Korean Peninsula during the Inter-Korean Summit at the Peace House on April 27, 2018 in Panmunjom, South Korea. Kim and Moon meet at the border today for the third-ever Inter-Korean summit talks after the 1945 division of the peninsula, and first since 2007 between then President Roh Moo-hyun of South Korea and Leader Kim Jong-il of North Korea.  (Photo by Korea Summit Press Pool/Getty Images)

Depois de muitos anos em conflito, ainda que com o cessar fogo, as eternas inimigas Coréia do Sul e Coréia do Norte, enfim parecem iniciar um processo de pacificação.
Pouco se sabe sobre as reais pretensões do Líder da irmã do norte, mas há de se declarar que um grande passo foi dado.
O encontro entre Kim Jong-un e Moon Jae-in foi de longe, um dos maiores acontecimentos dos últimos anos para a humanidade. Diversos temas relevantes foram discutidos, dos quais alguns merecem ser destacados aqui.
Um deles é o fim dos testes nucleares por parte do norte. Esse acontecimento seria crucial para que a irmã do sul possa jogar a favor da irmã do norte junto a ONU, e desta forma, reverter algumas das sanções aplicadas a eles e que tem castigado a econômica local.
Outro passo importante em acordo é o retorno das famílias do norte para o sul e vice-versa, presas depois da limitação das fronteiras, e que praticamente viram suas vidas serem perdidas do lado de lá da fronteira. A reaproximação das pessoas separadas pode ser um grande fato para a humanidade.
Geração de empregos para o Norte. É de interesse dos sul-coreanos instalar empresas na região do norte, utilizando a mão de obra local, já que ambas ganhariam com isso: a do sul, com mão de obra mais barata, e a do norte, com novas oportunidades de trabalho a comunidade e com o desenvolvimento que as empresas trariam ao país.
Outro fator importante em discussão é o próprio receio de um novo conflito da irmã do norte com países como os EUA. Isso seria prejudicial para Coréia do Sul e sua população. Uma processo de pacificação, intermediado pela irmã do sul junto a ONU, seria de fato um grande avanço para o mundo, ainda mais em época de tensão para uma nova grande guerra.
Os desfechos serão revelados nos próximos dias e meses. O próximo e aguardado passo é o encontro entre o líder norte coreano e o líder norte americano. Com certeza um grande fato para a humanidade.

A diretoria

Compartilhar:

Similar Posts

Leave a reply

required*