instagram201928

De acordo com o estudo “Eyes on Africa – Understanding the Consumer of Tomorrow”, da EuroMonitor, muita coisa está acontecendo na África. A inovação está levando ao desenvolvimento de novos produtos e serviços em todos os setores de consumo, muito em função das situações de muita dificuldade que a região enfrenta, principalmente na área Subsaariana.
O estudo lista algumas oportunidades, apontadas como potenciais para investimento e geração de novos negócios, que por consequência gerarão renda e novas perspectivas na área.
Começamos falando dos serviços básicos: serviços e tecnologia para fornecimento de água, eletricidade, além de técnicas de agricultura para o desenvolvimento de culturas e plantios.
Movimento Rural: ainda que o êxodo rural seja tendência, as oportunidades no campo são maiores e mais positivas num primeiro momento. Olhar para o lado rural é olhar para o fornecimento de alimentos e toda uma geração de empregos.
Ingredientes na alimentação: desenvolvimento de indústrias de processamento de alimentos, já que boa parte do consumo destes produtos são de materiais importados, já que não há produção local.
Pequenas empresas: estas estão obtendo sucesso rapidamente, já que parcerias e cooperativas estão se formando para somar forças e maior competitividade.
Ações de sustentabilidade: Em uma região impactada pelas secas, calor e enchentes, a sustentabilidade não envolve apenas o uso de produtos reciclados, mas também a questão da escassez de água e recursos.
Tecnologia: De celulares a hubs e aplicativos, muitos africanos estão usando a tecnologia para criar oportunidades.  Além da tecnologia para pagamentos, tecnologias na agricultura, saúde e outras mais possuem gigantescas oportunidades.
Aspectos culturais: a tecnologia está chegando e rápido, porém, eles também querem manter vivos os aspectos culturais e sociais.
Não é fácil desbravar esse mercado, que tanto sofre com crises políticas, guerras civis e corrupção. O mercado da África Subsaariana é desafiador. Porém, a inovação e a sustentabilidade promoverão o empoderamento econômico, permitindo que a África continue sua história rica, sem perder as raízes e sua tradição.

Link da integra da apresentação, clique aqui.

Compartilhar:

Similar Posts

Leave a reply

required*