Foi publicada hoje a Resolução CAMEX 64/17. Esta Resolução vem a calhar para que os empresários possam reunir forças e reinvestir na economia nacional.
4.903 tipos difrentes de produtos terão, a partir de hoje, suas alíquotas de Imposto de Importação ajustadas para 0% – sem efeitos retroativos.. Deste total, 4.552 referem-se à bens de capital (máquinas sem similar nacional) e 351 são bens de informática e telecomunicações.
Para as cidades da região com pólos produtivos (Laranjal Paulista – brinquedos; Tietê e Cerquilho – confecções; Piracicaba – muti-setores; e demais cidades) esta notícia pode ser o incentivo que faltava para acelerar a produção e se diversificar dos concorrentes.
Epera-se que com a redução do imposto, R$ 3,1 bilhões sejam economizados pelas empresas no próximo ano.
Para se beneficiar do incentivo, o produto a ser importado não pode ter fabricação/similar no Brasil, o chamado Ex-Tarifário. Cumprindo esse requisito, a empresa poderá se beneficiar da redução e consequentemente realizar suas importações de ativos, garantindo uma competividade ainda maior.
No mercado nacional, o burburinho já começou há 15 dias, desde que o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira, divulgou a nota em sua rede social. Diversas indústrias brasileiras já estão se movimentando em busca de oportunidades de máquinas para incorporar o seu parque produtivo.
Portanto, se sua empresa tem intenção de adquirir equipamentos no exterior nos próximos meses, saiba que o pleito da importação com o benefício deve ser realizado. A legislação não tem data fim, podendo ser revogada assim que o governo entender a inviabilidade, ou seja, a hora é agora.
A diretoria.