CARNE ESTRAGADA VS. HAVAIANAS – QUAL A RELAÇÃO?

Você consegue ver alguma relação entre o caso da carne estragada (JBS / Friboi) e o caso das Havaianas?
Vamos aos fatos. O primeiro caso, da carne, recentemente muito comentado, é um típico caso de que a imagem da empresa tem muita relevância no poder da empresa, mas para o lado negativo. O segundo caso, das sandálias, revela-se o contrário, o poder da imagem da empresa no lado positivo.
Olhemos para a JBS / Friboi. Após revelação (exagerada) da Polícia Federal, as ações despencaram. A maior empresa do Brasil no setor, viu, da noite para o dia, boa parte do seu patrimônio despencar. Mas pior que isso, sua imagem foi jogada para baixo.
No cenário internacional, a mega exportadora viu ruinar seus números acentuados. Vejamos:
1. União Europeia: 21 empresas barradas;
2. China: carga de carnes retida nos portos;
3. Hong Kong: suspensão das importações de carnes do Brasil;
4. Arábia Saudita: Aumentou fiscalização;
5. Japão: 21 empresas barradas;
6. Egito: suspensão das importações de carnes do Brasil;
7. Emirados Árabes: frigoríficos barrados;
8. Chile: suspensão das importações de carnes do Brasil;
Somente Rússia e Holanda, por hora, ainda não suspenderam ou retaliaram nossas carnes, se considerarmos os 10 principais compradores/importadores.
Além disso, vimos o valor despencar de USD 63 milhões por dia, para USD 74 mil.
Uma péssima situação para a imagem da empresa, bem como para todo o segmento de carne nacional.
Do outro lado, as Havaianas, famosa marca de sandálias da empresa Alpargatas, reconhecida mundialmente como excelente produto, sinônimo de Brasil no exterior, desejada pelos estrangeiros. Ao contrário do primeiro caso, viu, nas duas últimas décadas, seu patrimônio crescer absurdamente e sua marca se valorizar muito. Do chinelo de tomar banho ou lavar quintal, para o sofisticado chinelo de sair jantar em um bom lugar.
O produto é requisitado mundialmente e está presente em mais de 110 países. Saltou de R$ 9,90 para vendas de até R$ 500,00 por par, dependendo do local no mundo onde você possa comprar.
Um sinônimo de brasilidade, sofisticação e claro, de uma imagem altamente positiva do Brasil quando se trata de exportação.
As ações da Alpargatas crescem mês a mês. No ano de 2014 a empresa atingiu recorde em seu faturamento, muito impulsionada pelas exportações das Havaianas.
Exemplo de boa imagem nas exportações.
Pois bem, esta é a relação entre as empresas e seus produtos: sucesso e insucesso no comércio exterior.

Importante: acompanhem nosso site na aba “notícias”. Lá também temos várias dicas como por exemplo: feriados chineses, informações sobre mudanças na legislação brasileira, entre outros.

A diretoria

Compartilhar:
Escanear o código