Dando sequência a série de publicações comparativas, hoje vamos analisar o Brasil em relação a outras economias no quesito abertura de empresa. Todos os dados foram retirados do estudo do Banco Mundial chamado Doing Business, que pode ser acessado através de domínio público.
O primeiro item avaliado foi o número de procedimentos para se abrir uma empresa. No Brasil são necessários em média 11 procedimentos para poder concluir a abertura. Na América Latina, em média 8,4 procedimentos, enquanto nos países desenvolvidos 4,9.
Os custos em relação ao PIB não estão tão longe da média. 4% de nosso PIB é a representação dos custos anuais para se abrir empresas no Brasil. A média dos países desenvolvidos é de 3,1%, enquanto países na América Latina possuem média de 37%, muito superior a nossa, neste caso.
Em termos de tempo/prazo, continuamos – ainda que tenhamos melhorado – muito acima da média. São necessários 101 dias para abrir uma empresa no Brasil, contra 31,7 na América Latina e 8,5 dias nos países desenvolvidos.
Apenas como parâmetro, em uma escala de 0 a 100, o Brasil encontra-se com 59.79 pontos. O melhor país latino é o Chile com 89.55, seguido por México com 85.84. A China, 85.47.
No próximo texto vamos avaliar outro importante item na economia, a obtenção de alvarás no país.
A diretoria.
Para acessar o estudo na íntegra, clique aqui.