COMO FAÇO PARA EXPORTAR?

Sua empresa tem bons produtos, se diferencia de seus concorrentes pela qualidade e competitividade, possui ociosidade de produção e quer agregar valor a sua marca? Pois bem, a sua próxima missão é exportar.
Muitos empresários tem excelentes condições de exportação, mas não o fazem por receios de exportar ou porque não fazem ideia de como dar o primeiro passo.
Pois bem, se na sua cabeça exportar já se tornou um objetivo, seguem algumas dicas para te impulsionar a iniciar esse processo na sua empresa.
1. Cheque se seus concorrentes já exportam. Se sim, você está atrasado mas ainda há tempo. Se não, parabéns, você sairá na frente.
2. Observe para quais mercados seus concorrentes exportam. Se eles não exportam ainda, busque conhecer concorrentes internacionais e para onde eles estão exportando.
3. Analise se além destes mercados encontrados, existem alguns ainda inexplorados, que podem dar uma oportunidade ainda maior para seu negócio.
4. Analise o nível de competitividade do seu produto em relação ao mercado alvo: qual seu preço, qual sua qualidade, qual seu prazo de entrega, quais ajustes precisa fazer para ingressar no mercado alvo.
5. Entenda a realidade logística para suas exportações. Busque saber qual modal, qual rota, qual embalagem, quantidade e quais empresas vão tornar seu produto ainda mais competitivo quando enviado para o exterior.
6. Cheque acordos econômicos do Brasil com seu país alvo. Muitas vezes, a competitividade vai se dar porque o país que você quer explorar possui um acordo econômico conosco. Isso significa que quando ele (seu cliente) importar, vai ter um imposto de importação reduzido ou 0, deixando seu produto mais competitivo em relação ao seu concorrente internacional.
7. Envie algumas amostras aos possíveis clientes, pergunte o que acham, se querem mudanças, alterações, adequações. Só depois disso inicie uma negociação de preços.
8. Visite-o, ou participe de uma feira internacional. Essas duas ações reforçam seu interesse de estar próximo ao seu potencial cliente, além de ampliar o leque de observação daquele mercado e angariar novas possibilidades.
9. Entenda se depois de tudo isso a situação se tornou viável. Pode ser que seu caminho não seja a exportação direta, mas sim, uma unidade própria sua naquele país, que irá importar e distribuir seus produtos aos pequenos clientes finais, eliminando a necessidade de um distribuidor.
10. Após conseguir o sucesso na exportação, passe a reinvestir seus ganhos em novos mercados e melhorias contínuas de produção, para cada vez ser mais agressivo na exportação, menos dependente do mercado nacional, e cada vez mais agregar valor a sua marca, que agora é internacional.

A diretoria.

Compartilhar:
Escanear o código