(Tempo para leitura: 4 minutos)
A formação de preço de exportação é um dos principais receios de qualquer empresa que vai começar a exportar. E é sobre isso que vamos falar hoje.
Como transformo meus preços em dólar?
Para pequenas transações em que o valor não justifica uma transação com trava de dólar, a melhor maneira de fazer o preço de exportação em dólar é utilizar uma boa margem de segurança no câmbio comercial. Recomendamos que você pegue seus preços em reais e divida por uma taxa de câmbio ao menos 20 centavos menor do que o dólar comercial do dia. Por exemplo, se o dólar estiver 5,20, converta seu preço por 5,00. Sempre a menor. Outra coisa importante é colocar uma validade em sua proposta, para que você possa revisar para cima ou para baixo seu valor em dólar. O recomendado é 10 dias.
Devo incluir os impostos?
Na exportação os tributos de venda são imunes ou isentos. Assim sendo, IPI, PIS, COFINS e ICMS devem ser zerados nessa conta. Caso você seja do Simples, retire o percentual equivalente destes 4 tributos da sua alíquota de cobrança do DAS. Assim você terá o preço desonerando sua nota de venda para exportação.
E como recebo do exterior?
Por meio de fechamento de câmbio, seja em um banco ou numa corretora, você recebe o dinheiro do exterior. Uma vez cadastrado na operadora, você vai ganhar um código bancário internacional. Esse dado deve ser compartilhado com seu cliente no exterior e uma vez que ele realize o pagamento, deve enviar a você o comprovante da operação. Com esse comprovante, deverá apresentar ao banco ou corretora para a conversão da moeda estrangeira para o Real. O dinheiro cairá na sua conta em nossa moeda local.
Créditos da foto: Foto de CHUTTERSNAP na Unsplash
Retirado e baseado de Blog da EMME
Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.
EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.
ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestra pagina web.