(Tempo para leitura: 4 minutos)
A construção civil não para e com ela, o empresário brasileiro que fornece suprimentos ao setor, também não consegue abastecer o mercado. Nesse momento, a alternativa para o empresário é, com certeza, a importação. Não é diferente em itens como arames, pregos e tubos.
Crise de abastecimento nacional
A siderurgia nacional não conseguiu até o momento alcançar a demanda nacional. Logo que a crise da pandemia chegou e as usinas pararam suas operações, o desnivelamento do fornecimento começou. Com os juros baixos e o crédito disponível no mercado, a população brasileira passou a construir ou acelerar suas obras. Conforme os preços dos insumos estão aumentando, maior pressão ainda acaba vindo para os ombros de quem constrói, fazendo com que a demanda se desregule ainda mais. Mesmo com a retomada da siderurgia, a demanda é tão maior que a importação somada ao fornecimento nacional, não tem dado conta. Resultado: aumento dos preços de maneira assustadora.
Da importação destes itens
A importação de aço é sempre um item de análise crítica para o importador brasileiro. Atualmente, tubos, pregos e arames não possuem licença de importação ou sobre taxa, desde que importados da China, Turquia ou India, locais mais competitivos. Essa condição faz com que, hoje, estes itens sejam mais baratos do que a compra da siderurgia local. Atenção apenas para algumas coisas: qualidade da liga, embalagem, fabricante certificado, etc. essas condições de análise são fundamentais para o sucesso da importação. E claro, atenção também para a logística, já que os fretes estão muito altos. Fazer a conta previamente para analisar viabilidade é o caminho mais correto.
Dicas para importar
Pregos, arames e tubos requerem uma cautelosa análise de preços. O aço tem variado muito de preço, o que afeta o planejamento do fornecedor nacional e do importador. É importante para o importador pensar em alternativas de trava de dólar, ou mesmo, em câmbios antecipados. Assim, garante os preços e barganha melhores condições. Também é importante lembrar que esses itens podem ser customizados em suas embalagens master ou individuais. Isso agregará valor a sua marca. Também é importante pensar em importação de no mínimo 1 container por produto. Ou seja, tudo bem ter mais de uma medida de prego no container, mas importar 26 toneladas de vários pregos é importante para garantir as melhores condições. Já o arame e os tubos, na atual conjuntura se tornaram bastante vantajosos em relação a oferta nacional. Melhor ainda quando o importador possui algum tipo de benefício fiscal.
Créditos da foto: Photo by Christophe Dion on Unsplash
Retirado e baseado de blog da EMME
Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.
EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.
ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestra pagina web.