Importação de brinquedos para revenda

(Tempo para leitura: 4 minutos)
A importação de brinquedos para revenda é algo comum no Brasil, mesmo com polos de produção nacional. São muitos produtos importados, que vão desde a bonecos e bonecas, passando por brinquedos infláveis, piscinas de bolinhas, etc. E é sobre isso que vamos falar agora.

Posso importar qualquer brinquedo?
Não. Somente brinquedos autorizados pelo INMETRO podem ser importados. A entidade regula todo o mercado em função do controle de segurança dos usuários, no caso crianças. Para que se cumpra a norma, o brinquedo precisa ser aprovado para depois ser importado. Uma vez aprovado, o processo pode seguir seu rito logístico e aduaneiro, bem como sua distribuição no mercado nacional.

E como faço para começar a importar?
A primeira coisa a se fazer é buscar uma fábrica no exterior que tenha know-how com o mercado brasileiro. Isso facilitará sua vida nos trâmites de aprovação do brinquedo no INMETRO. Outra coisa, é buscar um órgão de certificação compulsória, vinculado ao INMETRO e que estrutura laboratorial para realizar todos os trâmites de homologação do produto. Vale lembrar que antes de realizar o ensaio do produto, a empresa importadora precisa atender algumas normas e requisitos básicos, como, estar habilitada a importação, ter um programa de serviço de atendimento ao consumidor e de tratamento de reclamações, entre outros pontos.

Dicas para importação destes itens
Importante salientar que brinquedos de marcas famosas precisam passar por outro crivo, que é a legalidade da distribuição da marca. A maior parte dos brinquedos de alta circulação estão atrelados a marcas de desenhos, personalidades, jogadores de futebol, e demais denominações famosas. Todas estas entidades possuem direito de imagem e portanto, antes de trazer seu produto, valide a possibilidade de circulá-lo no mercado nacional sem maiores problemas, com direito a livre circulação e venda.

Créditos da foto: Photo by Vanessa Bucceri on Unsplash
Retirado e baseado de blog da EMME

Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.

EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.
ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestra pagina web.

Compartilhar:
Últimas Notícias
Categorias
Escanear o código