(Tempo para leitura: 4 minutos)
É bastante comum chegarem consultas do tipo: Posso importar celulares das marcas xyz? A resposta é sempre frustrante para o interessado, que acaba sendo muito impulsionado pelos altos preços pagos no mercado brasileiro frente ao preço pago em outros países. E é sobre isso que vamos falar hoje.
Posso importar celular de marca?
A resposta é não. Celular de marca conhecida, como é o caso da Apple e Xiaomi, possuem distribuidores exclusivos no Brasil. Somente essas empresas possuem o Certificado de Livre Venda ou Contrato de Exclusividade. Isso ocorre com outras marcas e com outros produtos de marca. A licença é concedida para empresas do grupo ou parceiras, e não são cedidas a torto e direito, criando um mercado mais fechado para importação.
Posso importar outro celular?
Se o outro celular também tiver um representante no Brasil, a resposta será a mesma: não. Caso seja uma marca entrante no país, sem exclusividade, sim, você poderá. Importante apenas lembrar que para esse mercado, trazer uma empresa nova para o Brasil vai requerer um alto investimento em marketing, homologação na Anatel e estrutura técnica. Não é só trazer e anunciar na internet.
Dicas para importar
Além da obrigatoriedade de homologação do produto na Anatel, é importante mapear a cadeia logística do aparelho. Por várias vezes, marcas decidiram montar o produto no Brasil para usufruir de benefícios. Mas já ocorreu o inverso, marcas que deixaram de montar aqui por não verem tanta viabilidade. Por isso, é importante que você estude bem o mercado antes de qualquer ação, mas acima de tudo, trabalhe como parceiro efetivo do fabricante.
Créditos da foto: Photo by Matthew Fournier on Unsplash
Retirado e baseado de blog da EMME
Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.
EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.
ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestra pagina web.