(Tempo para leitura: 4 minutos)
A importação de máquinas CNC é bastante comum no Brasil. De diversas origens, os CNCs importados possuem diversas funções, mas hoje, neste artigo, vamos tratar das máquinas utilizadas para corte a laser em mármore e granito.
Posso importar este tipo de produto?
Sim, a importação de máquinas CNCs é permitida. Inclusive, é um equipamento se um órgão certificador como Inmetro ou Anvisa, o que facilita o tramite de importação. Os cuidados obviamente ficam por conta da qualidade, peças de reposição, suporte técnico, etc. Tudo o que o fornecedor deve providenciar para dar maior segurança ao usuário importador.
Os impostos são altos?
Os impostos são bem competitivos, ainda mais se o equipamento não tiver similar nacional, quero dizer, fabricante nacional que produza o equipamento desejado. No caso das máquinas para uso no corte de mármores e granitos, uma máquina chinesa é bastante comum, até por sua capacidade e preço competitivos. Os tributos, para São Paulo, por exemplo, estão abaixo da média e possuem redução.
Dicas finais
Eleja fabricantes confiáveis, com certificados de qualidade no processo produtivo e experiência exportadora. Certifique-se de todo suporte técnico para instalação e manutenção da máquina. Verifique as medidas e como vem embalada, para evitar gastos exagerados na logística e para conseguir que o embarque seja seguro. Por fim, verifique a possibilidade de ter insumos de reposição com o fornecedor ou no Brasil.
Créditos da foto: Photo by Daniel Smyth on Unsplash
Retirado e baseado de Blog da EMME
Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.
EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.
ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestra pagina web.