Importação de componentes eletrônicos da Mouser

(Tempo para leitura: 4 minutos)
A importação de componentes eletrônicos é algo bastante comum no Brasil, até pela falta de insumos no mercado doméstico. Uma das melhores alternativas para a empresa importadora é utilizar portais atacadistas. Um dos principais, se não o principal, é a Mouser. E é sobre isso que vamos falar hoje.

Posso importar qualquer produto da Mouser?
A importação dos itens eletrônicos de marcas famosas e de qualidade aprovada, é uma das vantagens de comprar na Mouser. Até porque, a Mouser é uma atacadista que consegue fracionar itens que o fabricante exigiria larga escala. Como muitos destes itens não são de grande giro para a indústria, a compra em menor quantidade acaba sendo ideal para esse tipo de operação. Outro detalhe é que o site da Mouser é completo, mostrando todos os dados da carga, como volumes, quantidades, valor por faixa de quantidade e claro, pode incluir o frete até a empresa importadora, ficando por sua conta, despesas aduaneiras e impostos aplicados na importação.

E consigo emitir nota, revender ou utilizar na industrialização?
Positivo. A importação da Mouser permite, desde que importada em nome de empresa, a emissão de nota fiscal de entrada, seja para revenda, seja para industrialização. Isso faz com que a legalização desta importação se dê por completo, possibilitando importações de pequeno porte e para empresas do tipo MEI. Em caso de importação em regime de remessa expressa, a nota também pode ser emitida, desde que apurado devidamente os tributos e recolhidos através da companhia de correio expresso. Na importação formal, além de toda arrecadação tributária, é possível creditar impostos, desde que empresa não seja optante do Simples Nacional.

Dicas para importação destes itens
A Importação de componentes eletrônicos, quando declaradas em regime de remessa expressa, serão afetadas com 60% de imposto de importação e 18% de ICMS, no estado de SP. Uma sugestão que sempre levamos em consideração para empresas que importam em um volume médio é pensar na importação formal destes itens, uma vez que o imposto de importação nunca ultrapassará 35%, pelo contrário, em média, para componentes eletrônicos, temos uma referência de 12%. Ainda que haja outras despesas no processo, e a incidência de outros tributos, pode ser mais barato utilizar a modalidade formal em relação a expressa, só em função da diferença do imposto de importação, por isso atenção nestes custos antes de importar. Outra dica importante é ficar atento com o volume das operações. A depender da quantidade comprada na Mouser, é importante discutir a possibilidade de compra com crédito e sempre, dê preferência para pagamentos através de fechamento de câmbio. Desta forma suas importações serão sempre formais e dentro das melhores práticas.

Créditos da foto: Photo by Robin Glauser on Unsplash
Retirado e baseado de blog da EMME

Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.

EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.

ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestra pagina web.

Compartilhar:
Últimas Notícias
Categorias
Escanear o código