(Tempo para leitura: 4 minutos)
Vários produtos e itens utilizados em análises laboratoriais são importados. Muitos deles, de alta precisão, continuam não sendo importados da China por uma característica muitas vezes cultural, mas em geral, consumíveis chineses estão dominando o mercado global. E é sobre isso que vamos falar hoje.
Posso importar qualquer equipamento laboratorial?
Sim, a importação dos equipamentos é permitida e muito comum. Alguns podem ser controlados pelo Inmetro ou por algum outro órgão anuente, outros não tem nenhum controle prévio. Além de equipamentos de tecnologia, é comum também a importação de insumos ou consumíveis, como por exemplo os itens de vidro. Além destes, outros itens e reagentes acabam sendo importados e fazem parte deste conglomerado chamado de importados para laboratório. Além do uso humano, é muito comum também a importação de itens de laboratório para agricultura e veterinária.
Os impostos são altos?
Não são altos. Até porque muitos não possuem fabricação nacional. Há uma série de equipamentos que tem zero por cento (0%) de imposto de importação, justamente porque são necessários a prática científica, e não possuem oferta nacional. Além disso, há muitos componentes de equipamentos que também são importados, e claro, compõe um custo tributário médio ou baixo.
Dicas finais
Equipamentos com representantes nacionais não podem ser importados diretamente, se não com autorização do representante e fabricante. Marcas novas são sempre boas opções para investimentos. A marca própria, principalmente nos consumíveis também vem ganhando força, principalmente as de origem chinesa. Atenção sempre, para estes itens, na consulta prévia a importação, para saber se há ou não algum controle anterior a importação, a ser realizado ou homologado.
Créditos da foto: Photo by CDC on Unsplash
Retirado e baseado de blog da EMME
Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.
EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.
ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestra pagina web.