(Tempo para leitura: 4 minutos)
A importação do hidrossulfito por fabricantes de jeans é comum no Brasil. As importações tanto são originárias da China quanto da Índia. Por não haver fabricante nacional, o imposto também ajuda. E é sobre isso que vamos falar agora.
Posso importar este tipo de produto?
Sim, esse tipo de importação é permitido. Conforme o site Gota Química, o Hidrossulfito de Sódio é um pó cristalino branco com um odor fraco de enxofre. É o sal de sódio do ácido ditionoso. O item é considerado perigoso na logística, mas não possui anuência na importação, o que facilita seu processo aduaneiro.
Os impostos são altos?
Não são altos, pelo contrário. Por não haver fabricação nacional, o produto possui imposto de importação reduzido. Além disso, como a maior parte da indústria fabricante de jeans, ou de outros produtos que utilizam o hidrossulfito, são do lucro presumido ou lucro real, ainda que paguem os demais tributos, não consideram estes como custos, uma vez que conseguem se creditar dos mesmos em seus processos fiscais.
Dicas finais
A primeira situação a ser muito bem analisada é a logística do processo, uma vez que se trata de produto perigoso. Além de custar um pouca mais cara do que uma logística tradicional, possui menos oferta de serviços de transporte internacional e rodoviário nacional.
Também é importante ter um bom fornecedor, capaz de suportar todos os documentos técnicos do processo e obviamente, capaz de controlar bem o processo produtivo. Esses fatores somados darão toda confiabilidade ao processo de importação.
Créditos da foto: Photo by Maude Frédérique Lavoie on Unsplash
Retirado e baseado de Blog da EMME
Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.
EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.
ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestra pagina web.