Importação de máquinas usadas

(Tempo para leitura: 4 minutos)
A importação de máquina usada no Brasil é permitida, desde que, não haja indústria nacional fabricante do equipamento. Esse critério de não similaridade é um fator fundamental para viabilização da operação, caso contrário a importação não pode existir. Porém, havendo possibilidade, é sim um bom negócio.

Falta de tecnologia nas indústrias nacionais
Como falamos na última semana, as fábricas brasileiras possuem uma defasagem em relação ao mundo, quando o assunto é produtividade. Muitas empresas optam em importar máquinas usadas, ou saindo de linha nos países desenvolvidos, para industrializar seus parques fabris. Ainda que estejamos importando tecnologia defasada em relação ao topo do mundo, parte destas máquinas ainda são bem melhores que as atualmente usadas no Brasil em alguns setores.

Da importação de bens usados
Antes de importar o equipamento, o importador interessado na máquina usada, precisa entregar um projeto para aprovação da importação do equipamento. Esse processo está condicionado a questão da disponibilidade de fabricante nacional no país de equipamento similar. Isso quer dizer que na prática, se o equipamento a ser importado, tem fabricante nacional o produzindo em condições de igualdade, o equipamento não pode ser importado usado, apenas novo e sem redução do imposto de importação, comentado no último post.
Após a aprovação e validação da possibilidade, a importação ocorre normalmente.

Dicas para importar
Assim como qualquer outra máquina, cuidado com as garantias, peças de reposição, logística para acondicionar as partes da máquina e principalmente com valor declarado. Os importadores costumam, muitas vezes, atribuir a falsa ideia de que porque é usado, deve custar muito menos que uma nova. Engana-se o importador. O ideal é que haja cotação de mercado em mais de uma empresa para entender se o cenário de preço pago por você é real e competitivo no mercado. Sendo, ok. Não sendo, procure não realizar a importação.

Créditos da foto: Photo by Jelifer Maniago on Unsplash

Retirado e baseado de blog da EMME

 

Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.

 

EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.
ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestra pagina web.

Compartilhar:
Escanear o código