Importação de papel sulfite A4

(Tempo para leitura: 4 minutos)
Um mercado com alta demanda no Brasil é o de consumo de folha sulfite A4. Ainda que o consumo ecologicamente correto ajude a diminuir a utilização, esse padrão de papel é bastante popular, e por vezes, o importador procura investir nessa área. E é sobre ele que vamos falar agora.

É possível importar?
Sim, esse tipo de produto é bem tranquilo de se importar. Não há restrição de nível qualitativo ou de conformidade. Claro que a tonalidade de cor, tamanho, quantidade de folhas por resma, enfim, tudo isso interfere do ponto de vista técnico. Mas não há um controle do Inmetro por exemplo, ou outro órgão anuente.

Os tributos são altos?
Não é alto, mas não é baixo. O produto possui tributação na média. O imposto de importação é de 9,60%, IPI é de 3,25%, Pis e Cofins, integrais e ICMS de acordo com o estado. Em SP por exemplo, 18%.

Dicas finais
A maior atenção no processo é em relação ao fornecedor e ao custo logístico da operação. Ainda que a resma seja barata no exterior, quando se adicionam todos os encargos ao processo, não compensa a operação. Até porque, há fabricação nacional e trata-se de uma indústria forte e altamente competitiva, até mesmo para exportação. Por isso, antes de importar, faça bem as contas e avalie se fará sentido.

Créditos da foto: Photo by Neven Krcmarek on Unsplash
Retirado e baseado de Blog da EMME

Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.

EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.
ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestra pagina web.

Compartilhar:
Escanear o código