(Tempo para leitura: 4 minutos)
A importação de peças de reposição, para máquinas importadas, é algo que afeta muitas empresas brasileiras. Isso porque muitos componentes são fabricados no exterior, ainda que as máquinas sejam produzidas/montadas no Brasil. E é sobre isso que vamos falar agora.
Posso importar qualquer peça?
A priori sim. Não há impeditivo para peças de máquinas. A maioria, inclusive, não possui nenhum registro prévio a importação. O que significa que uma vez que a mercadoria é adquirida, pode ser importada, sem maiores controles. Também significa que é possível, a depender da urgência, importar por courier ao invés de uma importação com desembaraço formal, desde que, não ultrapasse o valor permitido nesta modalidade (clique aqui para ler nosso artigo sobre)
O que é mais rápido?
Se as peças forem pequenas e não forem pesadas, a melhor maneira de importar as peças é no modal aéreo. Ainda mais se houver necessidade urgente para evitar parada de máquinas. Essa modalidade, além de rápida, assegura que você não precise de preocupar com estoque de peças de reposição. Claro que analisar o custo previamente e avaliar se a operação por ar fará sentido, é algo preliminar a qualquer discussão. Caso a peça seja de baixo valor e pesada ou grande, o marítimo acabará sendo a única opção, se não, a aquisição da peça no mercado nacional.
Tem incentivo para importação de peças para máquinas?
Caso a peça não possua fabricante nacional e se enquadre como um bem de capital, é possível sim uma redução para até 0% do imposto de importação. Fora isso, nenhum incentivo pelo fato de ser peça de reposição de máquina. A depender da especificação da peça, caso não haja fabricante nacional da peça, o valor a pagar das despesas pode se justificar pela falta. Mas dependendo do item, e considerando que haja fabricante nacional, a principal pergunta é justamente se compensa a importação de uma ou poucas peças. A recomendação é: estime os custos e veja se vale a pena, antes da aquisição.
Créditos da foto: Photo by Luca Jonas on Unsplash
Retirado e baseado de blog da EMME
Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.
EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.
ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestra pagina web.