(Tempo para leitura: 4 minutos)
A importação de proteínas vegetais é ainda pouco comum no Brasil. Isso porque poucas empresas possuem regulamentação da Anvisa para poder realizar o processo. E é sobre isso que vamos falar agora.
Posso importar este tipo de produto?
Sim, estes produtos são importados, geralmente, não só pela qualidade, mas pela falta de produção nacional. Há controle e regulamentação da Anvisa quando se trata de produto para consumo humano direto ou para industrialização alimentícia. Isso requer que além dos procedimentos de importação controlados, a empresa tenha suas habilitações sanitárias em conformidade com a Vigilância Sanitária.
Os impostos são altos?
Não são altos, estão abaixo da média. Porém, é importante lembrar que devido a licença de importação da Anvisa, o processo passa por uma logística um pouco diferenciada e por armazenamento maior do que o padrão normal. Além disso, há taxas de recolhimento para realização do deferimento da licença de importação.
Dicas finais
A principal dica é contar com um bom fornecedor, capaz não só de suportar um produto com boa qualidade e competividade em preço, mas com toda estrutura de emissão documental dos certificados de qualidade, lote, e etiquetagem do produto. Isso fará a diferença no quesito facilidade de negócios, já que se trata de um produto controlado. A China é um bom mercado de oferta, seguido de EUA e Índia. Por se tratar de um mercado mais seleto, há grandes oportunidades de negócio.
Créditos da foto: Photo by HowToGym on Unsplash
Retirado e baseado de Blog da EMME
Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.
EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.
ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestra pagina web.