(Tempo para leitura: 4 minutos)
Um mercado bastante incomum na importação é o mercado de obras de arte, quadros e escultura. Por ser um mercado de alto padrão, poucas empresas se especializam nele. E é sobre ele que vamos falar agora.
É possível importar?
Sim, esse tipo de objeto é possível ser importado. Porém, todo cuidado é pouco. Existem controles específicos para esse tipo de importação. Por exemplo, importar como pessoa física, importar um bem usado, ser aprovado pelo IPHAN. Tudo isso é minunciosamente controlado para evitar pirataria e principalmente o mercado ilegal de obras de arte. Além disso, a logística também é bastante severa, já que por vezes falamos de objetos de altíssimo valor agregado.
Os tributos são altos?
Não são altos. O Imposto de importação é de 3,20%, não há incidência de IPI, PIS e COFINS seguem os padrões e o ICMS é a alíquota vigente do Estado. Por ser um produto de luxo, e supérfluo, estes tributos são baixíssimos, ainda mais se compararmos com insumos industriais.
Dicas finais
A maior atenção e detalhe nesta operação é com certeza a legalidade dela e os cuidados com o vendedor do material. É importantíssimo comprar em um local seguro, reconhecido não só no Brasil como no mundo, como um local de venda de peças originais e seletas. Além disso, a depender do valor do bem, é de extrema importância confiar numa empresa de logística com alta capacidade de atendimento, uma vez que o produto não pode sofrer avarias, tão pouco pode sofrer riscos com furtos.
Créditos da foto: Photo by Martin de Arriba on Unsplash
Retirado e baseado de Blog da EMME
Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.
EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.
ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestra pagina web.