(Tempo para leitura: 4 minutos)
A importação de brinquedos, e em especial de ursinhos de pelúcia, sempre aparece em consultas realizadas a nossa empresa. Ainda mais quando se trata de empresas que trabalham com vending machine ou com distribuição de brinquedos ou artigos infantis. E é esse o nosso tema de hoje.
Posso importar ursinhos de pelúcia?
Sim, essa importação é permitida. Porém, o que normalmente não se sabe é que necessita de toda regulamentação de um brinquedo tradicional, o que está ligado diretamente ao INMETRO e suas normas de conformidade. Isso não é um impeditivo, pelo contrário. A norma do INMETRO vem assegurar o uso do brinquedo por uma criança ou por seu usuário. Quando o produto é legalizado, note que em sua etiqueta há toda instrução técnica do produto, inclusive o selo de conformidade, o que garante que aquele produto é seguro para o usuário. O investimento na homologação, nos ensaios e no selo acabam tornando o investimento maior do que um produto tradicional se o mesmo tratamento, porém, ainda assim pode ser viável, se o investimento for bem dividido na quantidade de itens a serem importados.
E se eu trouxer só o revestimento externo?
Se sua importação for apenas da parte externa, o produto não terá o INMETRO, uma vez que o mesmo deverá ser feito no Brasil, após a finalização da produção do item. É importante lembrar que neste caso, a solicitação de homologação é feita no Brasil, e o item, normalmente um tecido, é tratado como tal, e não exigirá nenhum tratamento especial. Importante reforçar que o selo deve ser emitido de qualquer forma, mas após a produção do item e antes da comercialização.
Dicas para importação neste segmento
Já que há um investimento a ser realizado com o INMETRO, é importante diluir o custo na sua ou nas suas importações. Não adianta pensar em quantidades pequenas para o produto. Pense em quantidade mediana ou grande, assim seu custo ficará melhor. Preferencialmente, tente trabalhar com produtos em que o fornecedor já conheça o Brasil e suas regras. Isso vai facilitar o tratamento e a negociação, inclusive podendo haver subsídio do fornecedor nos ensaios. Outra dica é que, por ser volumoso e não pesado, os ursos normalmente ocupam muito espaço, então, pensar em soluções de otimização logística é um bom caminho para dar viabilidade ao processo.
Créditos da foto: Photo by Davide Carpani on Unsplash
Retirado e baseado de blog da EMME
Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.
EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.
ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestra pagina web.