(Tempo para leitura: 4 minutos)
A importação de utensílios de uso doméstico, em especial itens de decoração para mesa, são e continuarão sendo, um dos principais mercados para distribuidores de médio porte. Isso porque o mercado é competitivo e outra porque o mercado é de importados. Vamos falar mais sobre isso agora.
Posso importar este tipo de produto?
Sim, esse tipo de importação é permitido. Não há um controle na entrada destes itens, até porque, normalmente são itens plásticos, de uso adulto e sem características técnicas especiais ou de segurança para o usuário.
Os impostos são altos?
Não são altos. Os produtos desta linha figuram na média dos tributos aplicados sob importados no Brasil. A média hoje é um pouco inferior a 14%. Há de se recordar também a incidência dos demais tributos de importação. São eles o IPI, PIS, COFINS e ICMS. Todos estes, para uma empresa optante do Simples Nacional, devem ser encarados como custos dos processos. Para empresas optantes dos regimes de Lucro Presumido e Real, não deve ser encarados como custos diretos, mas como impostos recuperáveis.
Dicas finais
A marca própria mais uma vez é a principal dica de importação. Além de agregar valor, diferencia sua importação da praticada pelos fornecedores da 25 de Março, Brás e outros centros. Quando se concorre com estes players, além de não conseguir ficar competitivo, preço é que o que vai mandar. Preço por preço, a importação por estes concorrentes é mais viável. Portanto, agregar valor no importado com uma marca própria pode ser fundamental para o sucesso do projeto.
Créditos da foto: Photo by Photo by Nadia Valko on Unsplash
Retirado e baseado de Blog da EMME
Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.
EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.
ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestra pagina web.