(Tempo para leitura: 4 minutos)
A importação de vinhos é algo bastante popular no Brasil, até pelo aumento do consumo e do hábito dos brasileiros em consumir a bebida. Mas será que é fácil importar? É sobre isso que vamos falar agora.
Posso importar este tipo de produto?
Sim, a importação de vinhos é permitida, independente da origem da garrafa. O produto é regulamentado pelo Ministério da Agricultura – MAPA, quando ingressado por vias legais e dentro de toda formalidade que se exige o processo. Portanto, antes de importar qualquer rótulo, sua empresa precisa estar devidamente habilitada no Mapa como importador de vinhos e os produtos precisarão atender todas as normas necessárias.
Os impostos são altos?
Sim, são altos. Por se tratar de um produto supérfluo e por ser bebida alcóolica, os tributos são bastante altos para estes itens. Não a toa o vinho importado no Brasil é caro, pois além da alta carga tributária, possui uma logística mais complexa e que envolve análise laboratorial, controle dos rótulos, sem contar que o processo aduaneiro é mais moroso e normalmente utiliza de maior período de armazenagem no porto, ou seja, maior custo com essa e outras despesas.
Dicas finais
É de extrema importância que o exportador atenda toda as exigências do Mapa, desde aspectos documentais aos controles dos rótulos, número de lote, exigências com relação a marca e registros geográficos. Claro que além de tudo isso, ainda é importante lembrar que devido ao alto custo da operação, não dá para trabalhar com um vinho simples, de baixa qualidade. É importante considerar que para embutir todas as despesas, o vinho precisa ser bom em qualidade, a ponto de justificar o preço de venda que chegará ao consumidor final.
Créditos da foto: Photo by Klara Kulikova on Unsplash
Retirado e baseado de Blog da EMME
Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.
EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.
ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestra pagina web.