NO QUESITO TRIBUTOS, COMO ESTÁ O BRASIL EM RELAÇÃO AO MUNDO

Nas últimas semanas temos comparado o Brasil em relação ao mundo em diversas áreas. Hoje vamos tratar do quesito tributos para entender como estamos em relação aos diversos países
Os dados também foram obtidos do estudo internacional Doing Business, elaborado e editado pelo Banco Mundial.
Começando pelo número médio de tributos pagos por cada empresa, no Brasil em média, uma empresa paga 10 tributos ao longo de um ano. Na América Latina, são pagos em média 28 tributos diferentes por país, e nos países desenvolvidos, para surpresa, 11 diferentes tributos ao longo do ano. Neste quesito o Brasil tem uma média mais baixa do que a média dos países desenvolvidos, ou melhor dizendo, podemos considerar que estamos na média.
No entanto, ainda que o primeiro dado seja surpreendente, o problema está no tempo em que cada empresa se dedica a apurar, calcular, pagar e declarar os tributos. No Brasil em média são necessárias 1958 horas da empresa para cumprimento das obrigações. Nos países latinos, em média 332 horas. Já nos países desenvolvidos,  161 horas. Ou seja, no Brasil, se considerado um expediente útil de 8 horas de uma empresa para esse fim, seriam necessários 245 dias para cumprir a obrigação, considerando esse prazo médio.
Outro dado que chama a atenção é o impacto da carga tributária em relação ao lucro das empresas no Brasil, o que também supreende negativamente. Os tributos representam 68% do lucro de uma empresa, em média, contra 46,6% dos países latinos, 40,1% dos países desenvolvidos, e nos países menos burocratizados, 18,47%.
Portanto, a quantidade de tributos pagos não é o problema, mas sim, a complexidade de cada um deles e o alto impacto que representam na lucratividade das empresas.
É necessário rever esse toda essa questão.

A diretoria.

Acesse o estudo na íntegra clicando aqui.

Compartilhar:
Escanear o código