Primeiras impressões da Índia

O mercado indiano apresenta características próprias, muitos mitos e muitas surpresas. Um país pujante com uma população de bilhão, e que muito em breve ultrapassará a China, se tornando a maior do mundo. Eis minhas primeiras impressões desse gigante mercado.

Do país
Com uma super população de 1,3 bilhão de pessoas, uma área de mais de 3 milhões de m², mais de 20 idiomas, diversas religiões e crenças além do Hinduismo, e muita diversidade econômica, está formada a condição ideal para um país com múltiplas possibilidades.
A 7ª maior economia do mundo é hoje a maior democracia do mundo, já que a China ainda não é considerada democrática em seu regime político. O país cresce dois dígitos nos últimos anos. Porém, o crescimento absurdo dos últimos 30 anos não refletem boa distribuição de renda e condições de vida a população.
O sistema de castas somado a governos parlamentares que priorizam esse sistema, mantém a Índia cada vez mais extrema: super ricos vs. super pobres.
Importante mencionar que se trata de um país de 73 anos. Até então era uma colônia inglesa, o país ainda é jovem quando consideramos e comparamos com outras nações.

Economia indiana
A Índia é hoje um importante player em vários setores da economia global. É um importante participante dos BRICS, com devido protagonismo e evoluindo sua importância e participação de modo cada vez mais significativo. Ainda possui bastante dificuldade em negócios com a China, mas atualmente tem contornado isso se tornando um grande hub de atração de investimentos para os mega investidores chineses.
O maior problema do país na economia internacional é o conflito com seus vizinhos Sri Lanka e Paquistão. Dois países que sofreram no passado com a Índia e que poderiam desenvolver-se ainda mais se estivessem em bom relacionamento. Melhorou, mas está longe de ser algo pacificado.
A Índia hoje é um grande parceiro da Rússia e avança nos negócios com o Japão e Coréia do Sul. Também tem avançado nos negócios com o Brasil, principalmente no setor de commodities e com a ida de algumas empresas brasileiras para lá como WEG e Marcopolo.
Os destaques econômicos ficam para a área de automóveis, tecnologia aeroespacial, agricultura, tecnologia da informação, mercado financeiro e mercado da construção civil, inclusive sendo fornecedor global de aço.
Possui grandes polos industriais como os localizados em Déli, Bangalore, Chennai e Calcutá.
O turismo é também um importante setor da economia, atraindo pessoas do mundo todo para conhecer mais da rica cultura hindu, bem como seus lugares famosos como o Taj Mahal.

Das impressões de um turista de negócios
Os negócios por aqui parecem acelerados. Como há falta de estrutura básica (como saneamento) em boa parte do país, bem como boas construções e instalações de infraestrutura, o país pode e tem espaço para aumentar seu crescimento econômico.
A cultura e a manutenção destes traços hindus são realmente impactantes, desde o modo de se vestir ao comportamento das pessoas, área essa que envolve ainda a nítida divisão social (Castas) e de gênero (homem maior que mulher). Porém, no segundo quesito, e ajudado pela ONU nos últimos anos, a mulher tem tomado a frente em vários setores e se destacado pela luta de direitos. Longe ainda do que temos no Brasil, mas em evolução.
Sobre o ponto de vista das castas, aí temos um grande problema. Nitidamente não há interesse em corrigir isso e esse fator pode fazer com que o milagre econômico chinês não se repita por aqui.
Além dos segmentos econômicos de destaque geopolítico, é também importante mencionar que o segmento têxtil está se destacando cada vez mais, tanto a nível nacional quanto a nível internacional.
A alimentação e condição de higiene também precisam ser melhoradas. Não precisam começar a comer carne de vaca, mas melhorar as condições alimentares e higiene é necessário até para o aumento da expectativa de vida, atualmente 7 anos menor que a do Brasil e 10 menor que os EUA.
Além disso, há oportunidades de desbravar esse mercado e conhecer mais o que ele pode oferecer.  As pessoas aqui estão dispostas, principalmente quando sabem que sou do Brasil e logo abrem um sorriso acompanhado da palavra futebol ou do nome de um jogador famoso.

Compartilhar:
Escanear o código