SE O QUESITO É ALVARÁ PARA UMA OBRA, COMO ESTAMOS EM RELAÇÃO AO MUNDO?

Na análise desta semana vamos tratar um tema bastante relavante para a economia: a obtenção de alvarás para consrtuções civis.
Esse tema afeta diretamente a economia e se mais apronfudado, chegamos a conclusão que interfere através de um efeito borboleta na sociedade como num todo. Um obra que demora mais para começar e consequentemente ficar pronta acaba encarecendo ou deixando de ser produtiva. Isso numa escala federal pode tornar a economia mais lenta e mais cara, com prejuízos tão grandes quanto uma empresa que fecha suas portas.
O Doing Business, estudo do Banco Mundial, analisou essa questão e iniciou comparando um sub-área bastante relevante: o número de procedimentos por obra. No Brasil, em média são necessários 20 procedimentos por obra. Na América Latina são necessários 15,7 procedimentos em média, enquanto em países desenvolvidos são necessários em média 12,5. Na Dinamarca, melhor país do mundo no quesito, são necessários apenas 7 procedimentos.
No quesito tempo, ou seja, prazo médio para conclusão de uma obra, são necessários no Brasil em média, 404 dias. Na América Latina, 191,8 dias. Nos países desenvolvidos, 154,6 dias em média. O melhor país do mundo é a Coréia do Sul, neste quesito, onde são necessários apenas 27,5 dias em média.
O custo, em relação a renda per capita, não chega a ser tão ruim. No Brasil é de 0,9%, enquanto na América Latina 3,2%, nos países desenvolvidos 1,6% e nos melhores países do mundo 0,10%.
Outro índice avaliado é o índice de controle de qualidade de construção. Este é baseado em seis outros índices – a qualidade da regulamentação da construção, controle de qualidade antes da construção, controle de qualidade durante a construção, controle de qualidade depois da construção, índices de responsabilidade e regimes de seguro e certificações profissionais. A avaliação vai de 0 a 15 pontos.  O Brasil aparece com 9 pontos. Os países latinos possuem média mais baixa, com 8,8 pontos. Os países desenvolvidos aparecem com média de 11,4 pontos. Há 3 países com 15 pontos liderando esse quesito.
O melhor país latino na média geral nessa área do estudo é o Chile com 80.28 pontos, numa escala de 0 a 100. Sua Classificação é a 15ª posição. O México é o segundo país latino mais bem avaliado com 68.28 pontos, na posição de número 87. O Brasil aparece com 48,90 pontos, 170ª posição. A China, nesta área de estudo, atrás do Brasil com 47,28, posição 172.

A diretoria.

Acesse o estudo na íntegra clicando aqui.

Compartilhar:
Escanear o código