(Tempo para leitura: 4 minutos)
A importação de juntas, gaxetas e anéis de vedação é bastante comum no Brasil. Isso ocorre pela falta de oferta nacional e também pela alta competitividade do produto chinês e indiano, dois dos principais fornecedores para o Brasil. E é sobre isso que vamos falar agora.
Posso importar qualquer anel de vedação, junta ou gaxeta?
Sim. Estes itens são bem comuns na importação e não oferecem controles aduaneiros especiais. Claro que o produto precisa ter qualidade, mas esse aspecto não interfere na questão aduaneira, então, costumamos dizer que este é um produto muito simples e vantajoso de se importar. vale lembrar que esse tipo de produto possui origens diferentes, a depender da especificidade técnica e da qualidade. Os principais fornecedores são China, Índia, Taiwan, Itália e EUA. Cada um com seu tipo de anel e gaxeta que lhe é mais favorável produzir.
E como faço para começar a importar?
A primeira coisa a se fazer é buscar uma fábrica no exterior que tenha know-how com o mercado brasileiro. Isso facilitará sua vida nos trâmites de importação e indicação de qualidade. É sabido por uma empresa que já exporta para o Brasil, que preço é, dependendo da vedação, mais fundamental que qualidade. Portanto, é imprescindível que o fornecedor conheça essas nuances e te ofereça um produto competitivo. É preciso lembrar que esse tipo de operação normalmente possui baixo investimento, então é importante avaliar bem se a importação será feita de modo aéreo ou marítimo, e se a empresa vai utilizar o Radar ou não para importação.
Dicas para importação destes itens
Recomendamos uma análise aprofundada no quesito custos vs. país fornecedor vs. qualidade. Esse é o principal desafio nessa importação. Como existem muitos fornecedores, é natural que você encontre na internet fornecedores vendendo a preços muito diferentes o mesmo produto. Por isso, inspecionar a fábrica, auditar a empresa, pedir amostras e inspecionar a carga pré-embarque, são dicas fundamentais para o êxito nestes processos.
Créditos da foto: Photo by Gerold Hinzen on Unsplash
Retirado e baseado de blog da EMME
Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.
EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.
ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestra pagina web.