(Tempo para leitura: 4 minutos)
As placas de ACM são comumente usadas em decorações e fachadas de empresas. Muitas destas placas utilizadas no Brasil são importadas. Antigamente, a importação pesada era feita da China, porém, com o ingresso do antidumping, outras origens começaram a ficar competitivas. E é sobre isso que vamos falar agora.
Posso importar placa de ACM de qualquer mercado?
Sim, não restrição mesmo da China. Ocorre que devido a medida compensatório (antidumping), produto fabricado na China não fica competitivo quando nacionalizado. Por isso, recorrer a outros mercados passou a ser a solução. Além do mercado norte-americano, mercados latinos, e mais recentemente o mercado dos Emirados Árabes, se tornaram fornecedores ativos.
Os impostos são altos?
Estão na mediana. Ocorre que normalmente vale a pena importar estes materiais, empresas que não estejam no simples nacional e preferencialmente vendam para outras empresas (B2B). Assim o custo final do item, descontando os créditos, fica mais competitivo. Claro que além dos tributos, sempre lembramos dos custos e despesas logísticas, tão importantes quanto os tributos na análise de viabilidade.
Dicas finais
Mapear um bom fornecedor, trabalhar os custos da operação, ter bons parceiros logísticos, enfim, tudo isso é dica mais que normal nos processos de qualquer importação. Mas neste caso aqui, chamamos a atenção para fornecedores que fabricam na China, vendem para outros mercados e de lá exportam para o Brasil. Esse desvio para alterar a origem não é uma atividade lícita. Evite esse tipo de coisa e tenha sucesso nos seus processos!
Créditos da foto: Photo by Tim Bish on Unsplash
Retirado e baseado de blog da EMME
Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.
EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.
ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestra pagina web.