PRECISO IMPORTAR UM CONTÊINER?

A pergunta acima é uma das mais clássicas que ouvimos diariamente em nosso escritório.
É muito comum que ainda hajam empresários que não importem porque pensam que a quantidade mínima seja um contêiner.
Para muitos importadores, um contenedor é pouco, porém, para pequenos e médios empresários que desejam importar, pode parecer muito, até pelo valor do investimento necessário.
Pensando nisso, coloco aqui algumas informações sobre este tema, que servirão de base para seu entendimento quanto a importação.
1. Não é necessário importar 1 contêiner para se realizar uma operação;
2. Se você possui uma carga que deseja importar e esta equivale a 1 pallet, por exemplo, é possível consolidar a carga com outras que possuem mesma origem e destino. Esse trabalho é feito pelas empresas chamadas agentes de carga;
3. Nesta modalidade, paga-se somente pelo espaço ocupado, ou seja, um proporcional do que ocupa no contenedor, e não pelo conteiner todo, assim como num transporte rodoviário nacional não dedicado;
4. Quem criou esse mito foram as empresas exportadoras, que exigiam dos compradores, mínimo de 1 contenedor por pedido. Com o tempo e com o aumento dos agentes de cargas, esse mito foi se quebrando e hoje o aumento de cargas importadas, menores que um contêiner, aumentou gigantescamente no mundo todo;
5. Mesmo os chineses, que antes se limitavam a vender a partir de 1 contenedor, hoje já praticam vendas de cargas menores que este, haja vista a competitividade global e a necessidade de ajuste do poderio do investimento dos importadores.
Sendo assim, imaginar uma importação como sendo a partir de um contêiner não é realidade. O ponto de partida é o que chamamos de mínimo viável de importação (MVI). Encontrado esse valor, o volume e peso serão adequados pela modalidade e tipo de transporte que a carga for precisar.
Assim sendo, o caminho para quem quer iniciar em importação não é tão impossível quanto parece. Às vezes, pode ser mais barato e fácil que se imagina.

Compartilhar:
Escanear o código