Entenda quais são os setores da economia brasileira que mais devem crescer em 2020

O ano de 2020 começou “a milhão” para a economia e política brasileira. Parece que realmente estamos dando sinais de melhoria na economia depois de alguns anos. E você, já sabe quais segmentos devem crescer em 2020?

Dos segmentos
O Brasil deve crescer esse ano, conforme expectativa do FOCUS (BACEN), entre 2,3 e 2,5%. Para quem nos últimos anos trabalhou com expectativa inferior a 1%, esse crescimento gerará falta de mão de obra especializada e de uma séria de insumos.
Por isso, vamos listar alguns segmentos que fatalmente deverão ter necessidades e oportunidades para o empresário brasileiro.
Começando pelo primeiro deles, e um dos mais relevantes para qualquer economia, a construção civil. Esse segmento deve crescer em 2020 em função da retomada da economia, dos juros mais baixos e da retomada de algumas obras públicas que estão paradas. Isso demandará suprimentos estrangeiros, gerando oportunidade para importação de produtos que atendam a esse segmento, desde produtos básico a decoração e smart home.
Outro segmento forte que deve alavancar o crescimento brasileiro é de carne. Os frigoríficos já passaram sufoco para atender o mercado externo em 2019. Mesmo com o acordo China e EUA, a previsão é de que o consumo brasileiro continue aumentando, exigindo maiores esforços de produção para abastecer o mercado externo e interno.
A carne faz parte de uma área maior, o agronegócio. Esse deve continuar sendo o nosso motor econômico a nível exportação, com cada vez mais tecnologia e serviços agregados a produção, elevando ainda mais a nossa competitividade e toda a excelência da cadeia produtiva.
As Startups também devem continuar crescendo. Destaque aqui para as fintechs e startups da área de TI, que já se destacam no mercado externo e tendem a atrair ainda mais investimentos, além é claro, de alçarem voos cada vez maiores.
No segmento de desenvolvimento de games o Brasil deve continuar crescendo, tanto no seu mercado desenvolvedor, já fornecedor internacional, quanto no atrativo a investimentos externos para potencializar ainda mais o setor.
Destacam-se aqui também o setor de serviços, já reconhecido mundialmente em diversas áreas como consultorias, engenharias e publicidade e propaganda. Com a vinda de novas empresas para o Brasil, atender esse público também fará com que as empresas prestadoras consigam crescer ainda mais o seu nível de atendimento.

Atenção
É importante deixar claro que o viés de crescimento que estamos falando, tem conexão direta com o mercado internacional, tema do qual sempre abordamos e conectamos ao nosso conteúdo. Outros setores devem crescer também, porém, como não possuem tanto link com a nossa atividade, deixaremos de fora da postagem.

Compartilhar:
Escanear o código