Artes

(Tempo para leitura: 4 minutos)
A importação requer inúmeros cuidados. Poderíamos listar vários deles, como a preocupação no desembaraço aduaneiro, a preocupação em relação a classificação fiscal, em relação aos tributos pagos, em relação a logística em si, enfim, são muitas variáveis num projeto de importação. Uma destas variáveis que mais contribuem para o êxito da importação é a inspeção na origem, e em especial, aos importadores que trazem cargas da China. Vamos falar sobre isso.

O que é uma inspeção?
Há 3 tipos principais de inspeção. Existe a auditoria documental, que se assemelha muito ao modelo de consulta SPC, indo a fundo no histórico bancário e fiscal da empresa. Essa inspeção é muito utilizada por uma empresa que tem dúvidas da idoneidade da exportadora, e antes de pagar qualquer valor antecipado, opta em garantir ao menos que a empresa existe. Existe também a auditoria no fornecedor, destinada a empresa que quer saber se o seu fornecedor é ou não uma fábrica, se possui controles de gestão da qualidade, se não possui nenhum problema com mão de obra infantil ou escrava, enfim, é muito destinada a empresas que não querem ter parceria com fornecedores fora do padrão mínimo de qualidade. Por fim, não menos importante, existe a inspeção pré-embarque, muito utilizada quando não há desconfiança da empresa fornecedora quanto a sua existência ou idoneidade, mas há sim, em relação a qualidade do material produzido por ela. Muitas vezes tem a ver com customização, o importador que ter certeza que o que pediu é o que vai chegar efetivamente, e não pode se dar ao luxo de fazer isso com a carga no Brasil, depois de pagar os tributos. Então inspeciona antes de embarcar, e inclusive antes de realizar o pagamento ou a segunda parte dele.

A inspeção é um seguro?
Não é considerada um seguro, muito embora dê confiança e credibilidade a operação. Existem sim seguros, que acobertam a operação. Um mecanismo bastante conhecido, neste sentido, é a Carta de Crédito (LC). Porém, muitas vezes o valor do instrumento é inviável para operações de baixo valor, compensando ao importador contratar a inspeção. Apenas é válido salientar que inspeção ou auditoria técnica, não deve (ou não deveria) ser feita pela trading que vende pra você. É importante que seja uma empresa que se dedique a isso. E por algumas razões óbvias: não favorecer o fornecedor ou desfavorecer (situação que é impossível controlar com a trading), a trading não possuir gente especializada no controle daquele produto ou de como auditar uma fábrica, ter um relatório técnico de auditoria baseada em normas internacionais de controle de qualidade, entre outros motivos.

E se ainda assim minha carga chegar não conforme?
Se após uma auditoria numa fábrica você não receber o produto de maneira adequada, é importante que a empresa de auditoria tenha com você um contrato de responsabilidade. Claro que é impossível, dependendo do produto, que o lote tenha 100% de conformidade. Não à toa, os contratos de importação e exportação apresentam cláusulas de tolerância. No entanto, se há um erro grosseiro de qualidade do material, após a inspeção técnica, é importante que você tenha um bom prestador, capaz de intermediar o estorno do recurso investido, a você.

Créditos da foto: Photo by Tool., Inc on Unsplash
Retirado e baseado de blog da EMME

Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.

EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.
ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestra pagina web.

Compartilhar:

Similar Posts

Leave a reply

required*