Artes

(Tempo para leitura: 4 minutos)
A terceirização do comércio exterior nas empresas vem crescendo ano após ano. Isso porque há falta de mão de obra especializada e porque há também, no mercado global, uma tendência de terceirização (BPO). E é sobre isso que vamos falar agora.

Falta de mão de obra especializada
A área de comércio exterior é, já há um tempo, uma das que mais sentem a falta de formação e especialização. Há poucos cursos de graduação a nível nacional e quem hoje ocupa muitas das vagas, são em geral, pessoas que não tem formação em comex, mas atuam e conhecem pela prática. Há também muitos que buscam especialização para poder se aprimorar na área, mas o fato maior é que há falta de gente formada para a função.

Terceirização – BPO
Com a flexibilização das regras de trabalho, vários setores dentro das empresas estão sendo desconfigurados. Setores que antes eram considerado fundamentais para serem exercidos internamente, passaram, a partir dos últimos anos, a serem terceirizados. O mercado absorveu a ideia do que hoje é chamado de BPO e tem migrado para a terceirização em áreas sensíveis como as finanças, marketing, controladoria, e claro, comércio exterior.

Dicas finais
Na busca por uma terceirização, recomendamos sempre que busque empresas com princípios básicos. Alguns desses princípios são: proteção e segurança dos dados (para garantir sigilo total do seu processo e não vazar informação para concorrentes); mão de obra especializada e que justifique financeiramente a operação; valor agregado (além do escopo básico, agregar melhorias no processo, redução de custos, simplificação das operações). Esses são fatores de extrema relevância para se dar atenção a uma terceirização de seus processos de importação e exportação.

Créditos da foto: Foto de Paul Teysen na Unsplash
Retirado e baseado de Blog da EMME

Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.

EN: If you want to read this article in English, click on the link and choose the option “English” on the language button on our website.
ES: Si desea leer este artículo en español, haga clic en el enlace y elija la opción “Español” en el botón de idioma de nuestra pagina web.

Compartilhar:

Similar Posts

Leave a reply

required*