xp-nasdaq-brasil-eua

Na última quarta-feira, Guilherme Benchimol (diretor da XP) esteve emblematicamente com a bandeira brasileira nas costas durante seu discurso na NASDAQ, naquilo que ele mesmo chamou de o principal momento da história da empresa. Mas e aí, o que isso nos traz de bom?

Da XP
1,2 milhão de clientes ativos, R$ 350 bilhões sob custódia, 18 anos de experiência no mercado.
A XP Investimentos é parte integrante da XP Inc., que concentra diversas marcas do mercado financeiro. Nossa sólida estrutura societária, tem atuado em diversos segmentos e países com relevância e eficiência, atendendo vários tipos de perfis de investidor. Possui mais de 3.200 assessores de investimentos espalhados por 600 escritórios. No final de 2017, a XP Investimentos anunciou associação com o Itaú Unibanco, que adquiriu 49,9% das ações da XP por R$ 6,3 bilhões.
Com esses gigantescos números para uma corretora, a empresa se tornou referência nacional no assunto investimentos. Seu último passo: IPO na Nasdaq.

Da XP na NASDAQ
“As ações da plataforma brasileira de serviços financeiros XP Inc saltaram cerca de 20 por cento na estreia dos negócios na bolsa norte-americana Nasdaq nesta quarta-feira, depois da oferta pública inicial (IPO) realizada na véspera a 27 dólares o papel.”, noticiou a Exame. No mesmo dia, 20,2% de valorização nas suas ações. Segundo a Reuters, o valor da empresa agora é de USD 17,9 bilhões. Foi o quarto maior IPO do ano nos EUA e o maior do Brasil.
As ações não só valorizaram para a própria empresa, como puxaram também seus acionistas Itaú-Unibanco na mesma toada. O próprio grupo afirma total contentamento com a XP, que em 3 anos rendeu 4 vezes o valor aplicado pelo grupo em 2017.

Do potencial brasileiro para globalização
A indústria brasileira carece de força e competitividade quando o assunto é comércio global. Já destacamos aqui em outros artigos os motivos da falta de competitividade. No entanto, fugindo a essa dificuldade estão as empresas brasileiras de serviços. Seja uma empresa de consultoria em gestão, seja uma empresa de designer ou publicidade, passando por desenvolvedores de softwares e apps, todas essas empresas são competitivas globalmente quando originárias do Brasil. E o motivo é um só: o uso de nossa criatividade atrelado ao fato de que serviços não sofrem com o custo Brasil.
Por esse motivo e pelo cenário favorável com o atual governo, as empresas financeiras estão crescendo como nunca antes no Brasil. E claro, quem é pioneiro nessas horas colhe os frutos das sementes plantadas lá atrás. Não à toa, a XP se lança no mercado internacional num movimento que, mais que importante pela fundamentação do mercado de ações, representa o potencial de empresas brasileiras prestadoras de serviços.
Inspirada nesse modelo, e obviamente apoiado por pessoas e empresas mais experientes, as empresas brasileiras de serviços são cada dia mais reconhecidas a nível global.
O que fica de mensagem, além da simbólica foto do fundador da XP com a bandeira brasileira nas costas, é a vontade de fazer nossa economia ser reconhecida lá fora como empreendedora e diferente, capaz de superar as guerras diárias do empreendedor e vencer no ambiente nacional e internacional.

Créditos da foto: Estadão

Compartilhar:

Similar Posts

Leave a reply

required*